A maioria das indústrias estão passando por um processo de digitalização nos últimos anos. Novos concorrentes no mercado, maiores expectativas dos clientes e a necessidade de mais eficiência forçaram as empresas de agenciamento de cargas internacionais a se adaptarem à nova era de comércio global. O setor de transporte e logística internacional é uma das indústrias de crescimento mais rápido em todo o mundo, por isso foi uma das primeiras a se ajustar mais do que nunca às práticas estabelecidas para enfrentar os desafios do comércio internacional dos últimos anos.
A pandemia da Covid-19 acabou acelerando ainda mais a necessidade de soluções de digitalização para agentes de carga. As principais tendências, como IoT, análise de dados, automação e fluxos de trabalho simplificados, tornaram-se cruciais para garantir que suprimentos essenciais fossem distribuídos durante a pandemia. Essas tecnologias permitem uma colaboração perfeita de ponta a ponta e uma maior eficiência entre as agentes de carga, importadores, exportadores e companhias marítimas. A digitalização no setor de logística internacional não é mais uma escolha, mas um futuro certo.
Nesse post, vamos salientar oito motivos concretos pelos quais a digitalização é o futuro de todas as empresas de agenciamento de cargas internacionais
1. O futuro é a digitalização
O mundo se tornou digital – uma verdade não apenas para a logística internacional, mas para todas as partes da vida. Muitas tendências foram iniciadas antes da pandemia e atingiram o pico nos últimos meses devido aos bloqueios globais. A vida diária mudou para o home office e o EAD e impulsionou a digitalização para um novo nível.
Uma vida digital precisa de soluções digitais para que a indústria possa lidar com as crescentes demandas do comércio global e as crescentes expectativas dos clientes. Devido às inúmeras partes interessadas em diferentes países da cadeia de abastecimento, a transformação digital de negócios e operações logísticas é essencial.
Para aumentar a visibilidade e a eficiência de ponta a ponta, os processos logísticos precisam se tornar digitais. Cotações de frete em tempo real, conhecimento de embarque digital (eBL) e automação de follow-up melhoram a eficiência operacional de maneira notável.
Mesmo que a digitalização não seja o objetivo do negócio em si, ela é necessária para viabilizar soluções mais transparentes e eficientes. A maioria dos grandes players importantes no setor de logística migrou seus sistemas para sistemas mais eficientes e automatizados. A digitalização permite que eles processem, gerem consultas ou recebam orçamentos muito mais rápido, tornando os processos logísticos ainda mais lucrativos
2. Eficiência de custo e tempo por meio da automação
O tempo é um dos produtos mais valiosos do setor de agenciamento de cargas internacionais. Cada etapa e processo deve ser cronometrado perfeitamente para garantir uma entrega no prazo sem qualquer grande atraso para os clientes, visto que atrasos geralmente causam custos extras para o agente de carga, como multas e taxas de demurrage.
Além disso, as operações logísticas são complexas e podem ser aprimoradas pela automação por meio da digitalização. Ao invés de contratar um maior número de funcionários, as funções podem ser otimizadas pela automação de e-mails e notificações de push-up, ou até mesmo a digitalização da cotação e rastreamento dos fretes, bem como da papelada.
Com as soluções da Meta Virtual, você pode transformar sua empresa em um agente de cargas digital, com um eficiente sistema de gestão de processos logísticos e um aplicativo com plataforma digital integrada. Assim, sua empresa contará com uma maior transparência e agilidade tanto para sua equipe quanto para os clientes. Com a digitalização, não apenas a eficiência do tempo aumenta notavelmente, mas a taxa de erro também cai significativamente.
3. Rastreamento em tempo real
A digitalização não só torna as operações logísticas mais eficientes, mas também permite o rastreamento em tempo real, o que ajuda a entender possíveis atrasos e, portanto, a planejar estimativas de prazos mais precisos para fornecer aos clientes. Isso resulta em clientes mais satisfeitos e também reduz as chamadas e e-mails de clientes insatisfeitos devido a atrasos.
Outra vantagem importante da visibilidade ponta a ponta é o roteamento dinâmico. Por meio do compartilhamento de dados, é possível evitar atrasos futuros por meio da otimização da rota. Isso economiza tempo em caso de interrupções, como um gargalo marítimo devido ao congestionamento do porto. Recebendo atualizações constantes da rota e dos prazos, os agentes de carga podem possuir uma maior chance de entrega no prazo estipulado e garantir a satisfação do cliente.
4. A Internet das Coisas (IoT)
Um requisito importante para a visibilidade de ponta a ponta na supply chain é ter dispositivos IoT em pontos chave em toda a supply-chain. Esses dispositivos ajudam o rastreamento em tempo real de seus contêineres, além de medir a temperatura e a umidade do ambiente para garantir os padrões de qualidade de mercadorias sensíveis e informar qualquer problema ou interrupção no processo de envio.
Os dispositivos IoT coletam e compartilham dados que ajudam a otimizar processos e melhorar a eficiência e os custos. Com sensores baseados em 4G, a transmissão de dados é mais rápida, a latência de dados é menor e os insights são mais em “tempo real”. Isso já mostra como as tecnologias evoluem rapidamente. Por exemplo, 4G será o novo status quo, já que o 3G será encerrado em 2022 e alguns países já começaram a implantar o 5G. Isso enfatiza a importância da adaptação das empresas e seus sistemas no futuro próximo.
5. Digitalização como um requisito básico para blockchain
Blockchain é um dos maiores desenvolvimentos na era digital. Oferece às empresas uma solução de ponta a ponta para operações financeiras mais eficientes. Para quem não está familiarizado com o termo, o blockchain se trata de um sistema de contabilidade público e descentralizado que permite a propriedade dos dados pela comunidade, com os registros sendo imutáveis sem a aprovação explícita de todas as partes interessadas na rede.
Para a logística internacional, isso significaria mais visibilidade e ajudaria a eliminar intermediários desnecessários dentro da supply chain. Para alavancar a tecnologia blockchain, a digitalização é a chave. Juntamente com big data e inteligência artificial, o blockchain pode trazer ganhos extraordinários no contexto da interoperabilidade da cadeia de suprimentos.
6. Otimização de negócios por meio de business intelligence
A maioria das partes interessadas na logística internacional concordaria com os benefícios do armazenamento de dados decorrentes das operações. No entanto, os dados geralmente ficam armazenados, sem qualquer propósito ou uso. Os dados só são úteis quando são utilizados corretamente.
Para tornar os dados mais úteis para a sua empresa de agenciamento de cargas internacionais, é fundamental garantir que os dados coletados sejam simplificados – por exemplo, os dados devem ser digitalizados e centralizados para serem acessíveis.
Esse acesso não é apenas para os funcionários da empresa, mas também para diferentes softwares de business intelligence que analisam dados e ajudam a otimizar processos internos e externos. O uso correto dos dados impactaria nos fluxos de trabalho dentro da empresa, melhoraria as operações e poderia até mesmo criar uma base da implementação de blockchain.
7. Otimização das operações internas
O setor de logística internacional e, especialmente, o setor marítimo, dependem de operações complexas entre várias partes interessadas. A necessidade de entrega rápida e no prazo força as empresas a adaptarem e atualizarem suas operações de negócios à era digital.
Muitas vezes, as empresas carecem de visibilidade dentro delas mesmas. As equipes não têm a transparência necessária para atuar de forma ágil e eficiente. A competição acirrada no setor de agenciamento de cargas internacionais está aumentando a pressão para que todas as empresas envolvidas otimizem tempo, custos e operações.
Uma das maiores conquistas da digitalização é a eficiência de tempo e custo para os agentes de cargas que investem em novas tecnologias. As operações de back-office podem ser automatizadas e monitoradas a partir de um software ERP, o que também permite que essas informações sejam acessíveis de qualquer lugar do mundo para todos os membros da equipe de um agente de cargas caso seja um ERP 100% web, como o Meta Hórus.
Além de disponibilizar dados de forma onipresente em toda a organização, processos como envio ou recebimento de documentos – como faturas e conhecimentos de embarque – podem ser automatizados.
8. Satisfação do cliente
Desde o advento da Amazon no comércio eletrônico, as expectativas dos clientes atingiram um nível completamente novo. A visibilidade de ponta a ponta por meio do rastreamento em tempo real permite que os clientes façam parte de uma nova experiência de consumidor. Rastrear o produto e saber onde está o pedido a qualquer momento durante o seu trânsito, é o novo padrão.
Além disso, a Amazon mudou o setor com suas incomparáveis opções de entrega flexível e eficiência para aumentar o atendimento às necessidades do cliente. Essas expectativas dos clientes em rápida evolução estabeleceram o padrão para uma nova indústria digitalizada, independente do setor de atuação.
À medida que as pessoas se inclinam cada vez mais para a experiência digital, a digitalização dentro da logística internacional torna-se crucial para os agentes de cargas manterem sua posição no mercado e se manterem competitivas no futuro
Ou seja…
Existem muitos motivos pelos quais a digitalização se tornou essencial para um negócio de sucesso. A principal vantagem é o ganho de eficiência. A automação das operações permite que os agentes de carga rastreiem e monitorem atividades com facilidade. As eficiências de tempo e custo aumentadas permitem que os funcionários se concentrem nos negócios e não na papelada demorada ou em tarefas repetitivas.
A digitalização também traz a simplificação dos dados, otimizando as operações internas e externas e garantindo que atendam aos objetivos do cliente e do negócio. Em essência, a digitalização é uma ferramenta útil que obtém o melhor da empresa e garante seu sucesso duradouro.
Quer dar o primeiro passo rumo à digitalização do seu negócio de logística? Agende uma demonstração conosco para explorar as oportunidades que a digitalização tem a oferecer para agentes de carga.