Os últimos anos foram únicos e incomuns para muitas empresas, incluindo os agentes de cargas internacionais. Desde então, várias ferramentas digitais provaram ser uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da empresa, adquirir novos clientes e expandir o negócio. Neste texto daremos 9 dicas úteis sobre como promover um negócio de agenciamento de cargas internacionais que você pode começar a usar agora mesmo!
Conquistando clientes no Agenciamento de Cargas Internacionais
Assim como em todas as empresas, para o agente de carga é fundamental que o funil de vendas esteja sempre cheio de negócios em potencial para cobrir as perdas inesperadas.
A forma tradicional de conquistar novos clientes (conferências, reuniões, fóruns, feiras, feiras, etc.) passou para o digital nos últimos anos e só agora está começando a voltar ao presencial, como por exemplo a Intermodal 2022, que ocorreu no mês de Março. Mesmo assim, conquistar clientes online ainda pode trazer certos benefícios para os agentes de carga e, pelo que percebemos, será cada vez mais importante para as empresas de agenciamento de cargas que querem se destacar da concorrência. Veja abaixo as nossas dicas:
1. Otimize seu site
Seu site é a sua ferramenta online mais importante. Certifique-se de ter o necessário para um site que demonstre autoridade: uma aparência moderna, a quantidade certa de informações, navegação simples e uma mensagem clara para seu cliente em potencial entrar em contato. É importante também ter um formulário para que as pessoas enviem facilmente e-mails e até mesmo cotações. Se a sua empresa quiser ir além do básico, também pode investir em SEO e SEM para melhorar as classificações da sua página nos mecanismos de busca.
2. Otimize seus perfis de redes sociais
Sua página em redes sociais é a segunda ferramenta online mais importante para a sua empresa. No segmento B2B, a preferência é dada ao LinkedIn, mas também vale a pena considerar o Instagram e o Facebook. Os perfis de redes sociais da sua empresa devem ser atualizados regularmente. Dessa forma, seus clientes em potencial saberão que sua empresa está ativa e funcionando, e será mais provável de entrarem em contato com você. Obviamente, o perfil da sua empresa deve ser visualmente atraente e o conteúdo deve ser relevante para seus clientes.
3. Produza conteúdos relevantes para os seus clientes
As informações que você compartilha em seu site, blog ou perfis de redes sociais devem ser relevantes, interessantes e envolventes para seus futuros clientes. Quanto mais envolvente for o seu conteúdo, mais as pessoas irão interagir com ele (curtir, comentar, compartilhar, repostar, se inscrever, seguir) e maior será a cobertura que de pessoas que você irá alcançar na internet.
4. Peça indicações aos seus clientes
As pessoas confiam umas nas outras e em suas opiniões. Peça aos seus clientes atuais que escrevam uma avaliação sobre seu serviço ou peça que preencham a pesquisa e respondam a algumas perguntas sobre a satisfação com sua cooperação. Publique essas avaliações em sua página da web (não se esqueça de obter permissão para usar o nome, empresa, foto, logotipo etc.) para que seus clientes em potencial possam se referir a essa
5. Coopere com redes de agenciamento de cargas
Certifique-se de que outros membros da rede conheçam as especificidades do seu negócio. Você pode criar campanhas de e-mail separadas para mantê-los informados sobre as atualizações de serviço mais recentes. Participar de uma rede de agentes de carga aumentará a visibilidade da sua empresa e trará mais clientes em potencial
6. Fique de olho na sua concorrência
Monitore seus concorrentes on-line para saber o que eles estão fazendo. Inspire-se e corrija sua estratégia online com base nas etapas que eles seguem. Mas lembre-se também de que sua proposta de valor deve ser única para se destacar.
7. Envolva-se com seu público
Sempre atenda a todas as solicitações que você está recebendo de um canal online. Comentários não respondidos na página da sua empresa não dão uma boa impressão.
Uma ideia para empresas avançadas: organize um workshop ou seminário online sobre um assunto relevante do setor. Use todas as oportunidades para informar seu público-alvo sobre os benefícios de confiar seus negócios à sua empresa. Mostre a sua experiência e autoridade no agenciamento de cargas internacionais!
8. Simplifique e automatize
Todo o esforço para aumentar a sua cartela de clientes pode ser um completo desperdício de recursos se a sua empresa não dispor o devido acompanhamento de clientes ativos.
Aqui está a dica nº 8: simplifique e automatize o processo de prospecção e acompanhamento de clientes ativos com um software ERP para agentes de cargas. O ERP Meta Hórus, por exemplo, possui uma ferramenta módulo comercial exclusiva para prospecção e acompanhamento de clientes ativos.
Além disso, sua equipe comercial pode se tornar ainda mais eficiente com outras ferramentas como: automatização do envio de e-mails com follow-ups, criação de tarifários de clientes que armazenam valores pré-definidos para os processos e também manutenção e armazenamento das informações operacionais dos clientes.
O Meta Hórus pode ajudá-lo a automatizar seu processo de vendas e simplificar o acompanhamento de clientes ativos. Isso é especialmente crucial em um momento em que a maioria das equipes de vendas trabalha remotamente e precisa de um software inteligente e simples para colaborar com eficiência.
9. Vá além e tenha um aplicativo próprio
Agentes de cargas de todos os tamanhos devem pensar seriamente em ter um aplicativo próprio para conquistar novos clientes e crescer no mercado de fretes internacionais. Sem dúvidas um aplicativo é um diferencial que pode ser determinante para que o cliente escolha a sua empresa ao invés da concorrência, por conta da facilidade e acessibilidade que o aplicativo oferece. Afinal, todo cliente gostaria de ter todas as informações dos seus embarques em um só lugar, além de poder conversar via chat e receber atualizações do processo por notificações push-up.
Conte com a Meta Virtual para alavancar o seu negócio em 2022. Somos especialistas em tecnologia e soluções digitais para agentes de cargas internacionais. Entre em contato conosco pelo formulário abaixo para saber mais ou ligue para (47) 3268-1780