1. AUMENTO NAS COTAÇÕES ONLINE
Um grande aumento nas reservas cotações online de fretes aconteceu nos últimos anos, que incentivou as empresas do setor de logística internacional a apresentarem soluções de reservas e cotações online. Em um único ano, a Hapaq Lloyd viu suas vendas online crescerem para 6% das vendas totais com a introdução do Quick Quote, e a DSV aumentou seu número de e-bookings para 250.000 reservas mensais desde a introdução do My DSV no outono de 2018.
Apesar do frete online ainda permanecer fracionário em tamanho em relação aos volumes globais de frete, é o segmento de crescimento mais rápido, com 15% das reservas previstas para serem feitas online até 2023, correspondendo a 30 milhões de TEUs. O maior armador, Kühne + Nagel, está no caminho para lidar com 20% de todos os seus volumes de contêineres marítimos on-line até 2022, de acordo com o CFO Markus Blanka-Graff.
2.AGENTES DE CARGA APRESENTANDO SOLUÇÕES DIGITAIS
Embora a transformação digital tenha sido liderada por agentes digitais como NowPorts e ConsolFreight que investem milhões em tecnologias voltadas para o cliente, agentes de carga de pequeno e médio porte começaram a introduzir suas próprias soluções online. Em uma escala global, estamos vendo as empresas tradicionais de agenciamento de carga indo além das ferramentas de solicitação de cotação para recursos completos de reserva online com cotação instantânea. A adoção mais rápida está acontecendo nos Estados Unidos, Europa Central e do Norte e Ásia, e de acordo com um estudo da PwC, podemos esperar ver mais e mais empresas de logística dobrando em tecnologia e melhorando sua aptidão digital nos próximos anos.
3.EXPECTATIVAS DOS IMPORTADORES E EXPORTADORES
Estamos vendo uma grande mudança no comportamento dos importadores e exportadores, que agora exigem mais transparência e precisão em menos tempo. À medida que se acostumam cada vez mais aos serviços digitais em todos os aspectos de suas vidas, eles passam a esperar ter a mesma qualidade e flexibilidade na logística internacional. Essa nova atitude do consumidor, se tornará cada vez mais prevalente com o surgimento da próxima geração de clientes, que valorizam a conveniência e esperam uma experiência do usuário onde a cotação e a reserva sejam online e instantâneas.
Um artigo do Boston Consulting Group argumentou ainda que a corrida digital está de fato sendo impulsionada pelas expectativas dos clientes, ao mesmo tempo em que enfatiza que os processos manuais demorados e os processos tradicionais de cotação e reserva off-line são longos e complicados, muitas vezes exigindo várias interações para chegar a um preço final.
4.AS TRANSPORTADORAS MARÍTIMAS JÁ SÃO DIGITAIS
As reservas online e as cotações instantâneas já não são novidade para as transportadoras marítimas. Os clientes podem receber taxas online, reservar online por meio do próprio sistema da companhia marítima ou sistemas integrados, como INTTRA, e imprimir conhecimentos de embarque diretamente do sistema da companhia marítima. Mas o segmento de agenciamento de carga ficou para trás se você olhar além das Kühne + Nagels da indústria. Isso está fadado a mudar nos próximos anos, pois todos os pontos ao longo da cadeia de valor precisam ser conectados para causar uma impressão duradoura, e isso significa ter um processo digital de ponta a ponta, onde os fluxos de dados são automatizados e instantâneos.
5.REDES E AGENTES EXIGEM COTAÇÃO INSTANTÂNEA
Os agentes de carga do mundo todo colaboram entre si por um bom motivo: ninguém pode cobrir o mundo sozinho sem experiência e presença locais. É por isso que temos inúmeras redes de agentes de diferentes países pedindo cotações diárias uns aos outros. A questão mais importante a se considerar para uma colaboração perfeita é “com que rapidez você pode cotar?”. Com soluções digitais que possibilitam cotações 24h por dia, chamadas telefônicas e e-mails em outros fusos horários estão se tornando um aborrecimento desnecessário. A colaboração mais rápida afeta fortemente as taxas de ganhos, o que levanta a questão: você pode esperar pelos fusos horários no mercado de hoje?
6.AGENTES DE CARGA DIGITAIS
Os despachantes de carga digitais estão vendo um grande aumento na tração, com o Flexport agora lidando com cerca de 120.000 TEUs anualmente, tornando a startup o 20º maior provedor na rota transpacífica para o leste. O aumento está acontecendo principalmente devido à alta conveniência e facilidade de uso, juntamente com maior visibilidade e controle para os armadores, tudo resultante do aproveitamento da tecnologia em suas operações. Boa parte desses negócios são antigos clientes de agentes de carga tradicionais com décadas de experiência em agenciamento de carga.. Coletivamente, as startups de agenciamento de carga digital Flexport, Freighthub, iContainers, Zencargo e InstaFreight levantaram quase US $ 1,4 bilhão em investimentos. Essas startups de agenciamento de carga digital vieram para ficar e estão desempenhando um papel fundamental ao mostrar o que é possível em uma economia de frete digital.
7.IOT, BLOCKCHAIN E COMEX A 4.0
Temos visto muitos anúncios interessantes de projetos e parcerias envolvendo tecnologia profunda em logística nos últimos anos. A Internet das Coisas (IoT) é um exemplo em que objetos físicos como caminhões e paletes estão sendo conectados à internet para rastreamento preciso, prevenção de roubo e percepção em tempo real das condições de temperatura. Outro é a aplicação da tecnologia blockchain com projetos como o Blockchain in Trucking Alliance (BiTA) empurrando para a adoção global do blockchain no frete, CargoX desenvolvendo o primeiro conhecimento de embarque blockchain do mundo e, claro, Maersk fazendo parceria com a IBM para lançar o TradeLens plataforma para reinventar como os provedores de logística compartilham e visualizam dados. Essas tecnologias resolverão inúmeros dos desafios que existem no mercado de hoje, mas para que essas tecnologias funcionem, é necessário um certo nível de digitalização e padronização. Apesar de todas essas manchetes e projetos inovadores, a maior parte da indústria permanece nos primeiros dias das operações orientadas por dados e tecnologia. Quando a adoção de soluções online se tornar mais difundida, é quando realmente começaremos a ver o crescimento de projetos de tecnologia profunda novos e existentes.
OU SEJA…
Todos esses sinais estão nos dizendo que o agenciamento de carga digital veio para ficar, o que aumentará muito a eficiência e a lucratividade das empresas que conseguem alavancar a tecnologia em seu benefício. A próxima década separará as empresas que afirmam colocar seus clientes em primeiro lugar daquelas que realmente o fazem e demonstrará isso durante a execução. Ouvir seus clientes é como você pode se manter à frente no mercado. Já se perguntou o que seus clientes estão dizendo a você?
Quer saber como a sua empresa de agenciamento de carga pode ser mais digital? Entre em contato conosco!