Como a digitalização está impulsionando a disputa por clientes no agenciamento de cargas internacionais

No setor de logística internacional, cada vez mais os agentes de carga estão notando uma pressão dos clientes para se tornarem mais digitais. Uma pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que o número de pesquisas do Google por termos relacionados a eles cresceu em média de 8% e 14%  ao ano, respectivamente, entre 2014 e 2017. E não somente as pesquisas estão aumentando, mas também a proporção dessas pesquisas realizadas em um smartphone. Como mostra na imagem abaixo, em 2017, cerca de 25% das pesquisas relacionadas à agenciamento de cargas foram realizadas em smartphones.  Tablets e computadores combinados compartilharam o restante. A tendência sugere a importância de adotar uma estratégia mobile, priorizando interações que sejam móveis, rápidas e fáceis. Ainda assim, é rara a empresa cujos canais móveis estejam tão desenvolvidos quanto os demais canais. 

Esses dados demonstram que os agentes de carga precisam agir rapidamente para melhorar a experiência online dos clientes. Isso pode ser feito de várias maneiras, como reduzir o tempo que leva para seu site carregar em um dispositivo móvel, tornar-se mais experiente sobre como atrair clientes para seus sites ou aprender onde podem perder clientes em suas jornadas online e corrigindo o problema, visto que cerca de 30% dos usuários de smartphones mudam para outro aplicativo se ele não atender às suas necessidades imediatamente. Outra solução viável é permitir que os clientes façam cotação online ou introduzir a opção de comunicação via chat com plataformas digitais

Normalmente, os novos players digitais costumam ser os que alteram o status quo. Eles não apenas atacam as fontes de lucro dos operadores históricos, mas também aceleram a interrupção de uma indústria ao moldarem a experiência e as expectativas dos clientes. No entanto, o surgimento dos agentes de carga digitais está forçando os agentes de carga a se digitalizarem para permanecer à frente em uma indústria altamente competitiva. É importante ressaltar que eles estão aumentando as expectativas dos clientes à medida que investem em plataformas fáceis de usar e ricas em informações.

A primeira forma de reação dos agentes de carga frente às inovações dos agentes de carga digital foi oferecer a funcionalidade de rastreamento e informações de programação em seus sites. Mas os clientes em potencial que acessam esses sites provavelmente ficarão desapontados se quiserem conduzir qualquer negócio online. Apenas 6% das maiores transportadoras marítimas e despachantes de carga têm recursos de reserva online de ponta a ponta. A maioria nem mesmo oferece cotações online, muito menos reservas online. Dos que o fazem, grande parte simplesmente facilita um pedido de orçamento online, que é seguido por um e-mail ou telefonema um ou mais dias depois.

Muitas operadoras marítimas ainda estão longe de fornecer um serviço online de ponta a ponta. Na maioria das vezes, os clientes podem usar seus computadores ou smartphones para apenas uma parte da jornada do cliente, os obrigando a ter que mudar para telefonemas ou e-mails para outras etapas. Esses são os pontos de interrupção em que as empresas correm o risco de perder clientes que se frustram ao descobrir, por exemplo, que as cotações recentemente fornecidas online não serão visíveis para a equipe de vendas com quem falam ao telefone ou que precisam fornecer as mesmas informações mais de uma vez .

Em contraste, as empresas que já nasceram digitais, como a plataforma de reserva de frete marítimo Kontainers, fornecem cotações instantâneas e recursos de reserva online. Normalmente, eles mostram tarifas online que os clientes podem reservar diretamente, enquanto também oferecem a negociação de tarifas com as transportadoras, se necessário. 

Os agentes de carga que começarem a se digitalizar ainda têm chances de assumir a liderança dos novos participantes. O agente de carga que oferecer uma plataforma digital como a Cargo Connect Manager em que o cliente faça a sua jornada desde o registro até a obtenção de uma cotação e, por último, uma fatura, além de reduzir custos e atenderia às crescentes expectativas dos clientes. Na verdade, aqueles que não têm essas tecnologias podem começar a ser ignorados pelos clientes.

À medida que mais empresas digitalizam e as expectativas dos clientes continuam aumentando, assim, os agentes de carga  não têm escolha a não ser acompanhar o ritmo da digitalização. O ponto de partida para qualquer estratégia digital é entender o comportamento do cliente. As empresas devem se perguntar quais mudanças elas já veem e se sua resposta é adequada. E devem olhar mais adiante e tentar discernir o que o futuro reserva, dado os desenvolvimentos tecnológicos. 

Estas são as questões que buscamos ajudar os agentes de carga a compreenderem neste e demais textos em nosso blog. Claro, é apenas o começo. Mas a compreensão do comportamento online dos clientes e de suas expectativas já é um sinal de alerta para os agentes de carga que já estão ficando para trás na curva digital, mas que deve também servir como combustível para aqueles determinados a ter mais destaque no setor de logística internacional. 

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