No agenciamento de cargas internacionais, alguns feriados e datas comemorativas impactam a movimentação de cargas no mercado internacional, causando picos na demanda de fretes, o que leva a taxas mais altas e a uma concorrência muito mais acirrada. Esses períodos são conhecidos como peak season e costumam causar dores de cabeça para agentes de cargas, importadores e exportadores. Por isso, resolvemos compartilhar algumas dicas para sobreviver aos períodos de peak season neste ano.
No modal marítimo a peak season no Brasil ocorre entre maio e setembro, segundo dados da Antaq sobre o transporte marítimo internacional. Os grandes feriados na China também possuem grande impacto na oferta e demanda por frete internacional marítimo, visto que o país é o maior exportador do mundo. Na China, os feriados costumam durar de 3 a 7 dias, por isso o impacto é sentido de forma significativa.
Já no modal aéreo, a peak season ocorre principalmente em épocas de grande fluxo de passageiros, visto que as companhias aéreas não irão dar tanta prioridade para transporte de cargas. Várias datas comemorativas têm impactos relevantes, como férias em Dezembro e Julho, o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e os feriados chineses.
Independente do modal, por ser um período de grande demanda, existem algumas barreiras que podem dificultar os processos para os agentes de cargas e seus clientes.
Como os agentes de carga podem se preparar para a alta temporada de remessas?
Nunca é cedo demais para os agentes de carga agirem a fim de evitar altos custos e problemas operacionais durante a peak season. Por isso, aproveite o início de 2022 para colocar em prática algumas das nossas dicas que podem ajudá-lo a sobreviver a peak season:
Manter-se atualizado com os clientes
Uma comunicação eficaz com os clientes é crucial para os períodos de peak season. Será importante que eles saibam o quão baixa será a capacidade para que organizem seus embarques com antecedência. Assim, eles também poderão formular planos de ação para conseguirem cumprir os prazos de entrega.
Lembre-se das sobretaxas da peak season
Durante os períodos de peak season, os portos e hubs de distribuição e conexão ficam excessivamente congestionados, os operadores estão reduzidos e o tempo de espera aumenta, assim como o custo dos processos.
No modal marítimo, por exemplo, ocorre a Peak Season Surcharge (PSS), uma sobretaxa aplicada pelas Companhias Marítimas conforme o tipo de tráfego. Nas importações da China, por exemplo, essa sobretaxa pode ser cobrada semanas antes e depois dos grandes feriados nacionais.
Por isso, será importante ter tempo suficiente para avaliar minuciosamente as operações logísticas dos clientes, para ajudá-los a compreender e evitar os encargos adicionais que a peak season pode acarretar.
Não abra mão do seguro
Não é hora de economizar no seguro. Embora os acidentes sejam inevitáveis em qualquer período do ano, durante a peak season em que a demanda e os volumes aumentam, os riscos também aumentam. Ao proteger as remessas com antecedência, sua carteira e seus clientes agradecerão mais tarde.
Divida seus embarques
Muitas vezes, uma boa estratégia pode ser dividir uma remessa entre vários contêineres com diferentes conhecimentos de embarque. Dessa forma, diminui o risco de a mercadoria ser atingida, pois caso aconteça algo com um contêiner, o restante da carga não sofre necessariamente o mesmo impacto e a entrega pode ser antecipada até em partes. Embora esse processo possa exigir um pouco mais de trabalho, tomar esse cuidado ajudará a manter todas as bases cobertas.
Evite transbordos
Como sabemos, os serviços com transbordos envolvem várias paradas e isso significa que as transportadoras têm mais chances de atrasar seu embarque durante a peak season. Para isso, uma estratégia válida pode ser apostar em serviços que, ao invés de utilizar transbordo, combinem ou levem em consideração diferentes modalidades de envio, ao mesmo tempo em que reduzem seus tempos. Da mesma forma, uma boa comunicação com os clientes será importante, para que eles tenham a oportunidade de decidir se certos custos adicionais valem a pena.
Traga mais tecnologia para as operações!
A Meta Virtual oferece diversas soluções digitais especialmente concebidas para facilitar o dia a dia dos agentes de cargas. Ao incorporar softwares ERP como o Meta Hórus às suas operações, seus processos podem ser gerenciados com mais eficiência durante a peak season, ao mesmo tempo em que planilhas podem ajudar a tomar decisões com base em dados da sua empresa.
Já com o app, seus clientes terão tudo organizado em um só lugar, de maneira prática e segura, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. O cliente visualiza e acompanha, em tempo real, todas as etapas dos embarques de maneira visual e intuitiva. Além disso, o app permite a troca de mensagens instantâneas com o operador do embarque.
Lembre-se que a peak season traz desafios para todos os envolvidos na logística internacional. Com fatores como capacidade reduzida, diferentes mudanças nas regulamentações, taxas flutuantes e mudanças pós-pandêmicas, os clientes hoje estão dependendo fortemente dos agentes de carga para superar os tempos difíceis. E você, está pronto para a peak season?
Confira abaixo as datas comemorativas e feriados importantes na China e no mundo em 2022:
1 de Janeiro: Ano Novo
31 de janeiro a 6 de fevereiro: Ano Novo Chinês
3 a 5 de Abril: Qingming
1 a 5 de Maio: Dia do Trabalho
3 a 5 de Junho: Festival do Barco-Dragão (Dragon Boat Festival)
Julho: Férias no Brasil
Agosto: Férias na Europa
1 a 7 de Outubro: Dia Nacional da China (Golden Week)
24 de Novembro: Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)
Dezembro: Férias no Brasil
25 de Dezembro: Natal