Esses últimos anos têm sido desafiadores para o setor de logística internacional. Hoje, mais do que nunca, os agentes de carga devem estar atentos a novas tendências de mercado para agregar mais valor aos seus serviços e, assim, estar um passo à frente da concorrência. Então, o que podemos esperar de 2022?
As tendências em logística internacional para este ano podem ser uma ótima oportunidade para os agentes de carga que desejam se reinventar. Com janeiro já chegando ao fim, é bom verificar se as tendências que iremos listar estão presentes nas estratégias planejadas pela sua empresa em 2022. Se não estiverem, é melhor se preparar enquanto ainda dá tempo!
Que tendências são esperadas para a logística internacional em 2022?
Já é um fato que a digitalização e os avanços tecnológicos mudaram a forma como fazemos nossas atividades no dia-a-dia, e ainda mais no setor de logística internacional, onde a globalização tem um forte impacto. Portanto, muitas das tendências no agenciamento de cargas internacionais são influenciadas por esses fatores e podem ser consideradas como diretrizes para as estratégias nos próximos anos.
1. Aumento da demanda por serviços 3PL e 4PL
De acordo com diferentes especialistas, o mercado global de fornecedores de logística deverá atingir 1,1 trilhão de dólares nos próximos seis anos. Portanto, as empresas 3PL que fornecem armazéns em várias localidades provavelmente terão maior demanda por conta da facilidade aos clientes.
Esse ponto está intimamente ligado a outra tendência crescente, que é a maior integração das grandes empresas com seus operadores logísticos. Assim, serviços como previsões de mercado (que é extremamente ligado à tendência de Big Data), adaptação do produto aos mercados de destino e etc. estarão em alta.
2. Necessidade de equipes especializadas
Há alguns anos, o conjunto de habilidades exigidas para trabalhar no setor de logística internacional está focado nas mais recentes tecnologias. Por isso, alguns dos perfis mais procurados passaram a ser os de especialistas em áreas como automação de processos, Big Data e IA. Os perfis mais valorizados serão aqueles que poderão desenvolver ambientes inteligentes com o uso de tecnologias e agregar valor diferencial às empresas de agenciamento de cargas internacionais.
Os gerentes de agentes de cargas devem fazer tudo ao seu alcance para motivar seus funcionários e mantê-los atualizados. Otimizar tempo e recursos será fundamental, considerando oportunidades de ferramentas como softwares ERP e aplicativos que permitam aos profissionais a se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
3. A crise dos contêineres continuará
Há muita demanda e pouca capacidade agora, uma crise que vem se formando há anos e só foi exacerbada pelo crescimento dos volumes de envio devido ao efeito da pandemia do COVID-19, dos feriados e da recente paralisação das atividades terrestres da MSC na América Latina.
Levará muito tempo para que a capacidade de fretes atenda à demanda, e os agentes de cargas precisam aproveitar ao máximo a capacidade que possuem. Nesse período, o bom gerenciamento dos embarques determinará a sobrevivência das empresas.
4. Fusões e aquisições aumentarão
Tanto as operadoras quanto agentes de cargas estão investindo em visibilidade por meio de fusões e aquisições, expandindo vertical e horizontalmente. Um exemplo claro é a aquisição da Senator International pela Maersk, agente de carga alemão com quase 40 anos de mercado.
A visibilidade agora é uma maneira estratégica de aumentar a eficiência, portanto, podemos esperar que mais agentes de carga cresçam em tamanho até 2022. Portanto, essas fusões e aquisições podem ser uma boa oportunidade para aumentar a capacidade – da equipe à infraestrutura – e gerenciar o crescimento com eficiência.
5. Maior investimento em infraestrutura
Claramente, são necessários novos navios, novos trens, novos aviões e novos portos para dar conta da crescente demanda na logística internacional. Se pudéssemos concluir e construir uma infraestrutura da suplly chain da noite para o dia, aliviaria grande parte da crise de capacidade, mas, infelizmente, levará tempo para recuperar a infraestrutura que precisamos.
No entanto, podemos esperar investimentos sendo realizados em diferentes pontos estratégicos para promover essa melhoria. Portos inteligentes estão em ascensão e há cada vez mais avanços industriais em navios e máquinas. Essa tendência está intimamente ligada às novas regulamentações sobre o cuidado com o meio ambiente e a chamada “logística verde”.
Ainda há vários pontos a serem trabalhados, mas essas tendências na logística internacional estão chegando com forma e será vital para a sobrevivência das empresas levá-las em consideração.
A boa notícia é que os agentes de carga podem se posicionar de forma competitiva se derem os passos certos diante desses desenvolvimentos e tiverem sucesso nos desafios futuros.
Conte com a Meta Virtual para dar um passo para o futuro em 2022! Entre em contato conosco pelo formulário abaixo e descubra como estamos auxiliando agentes de carga a serem mais competitivos no mercado.