A maioria das empresas não entendiam conceitos como trabalho remoto ou trabalho flexível até março de 2020. Apesar de muitos empregos possuírem funções que poderiam ter sido feitas de forma flexível e remota por anos, o normal ainda era trabalhar de segunda à sexta no escritório. Entretanto, no início da pandemia da Covid-19, muitas empresas não tiveram outra opção senão adotar o trabalho remoto para não parar as atividades.
Mais de dois anos já se passaram desde então, a maior parte da população já está vacinada e o isolamento social chegou ao fim, porém, o trabalho remoto continua como realidade de muitas empresas – em algumas empresas adotado de forma integral e em outras adotado de forma híbrida, que mescla dias de trabalho presencial e dias de trabalho remoto.
Mesmo que o trabalho remoto tenha entrado em nossas vidas sem nenhum planejamento e com algumas dificuldades, muitas empresas descobriram que esse formato tem muitos benefícios para o negócio e para o colaborador, mesmo quando adotado de forma híbrida.
Essas novas modalidades de trabalho ressignificaram a rotina das empresas. Não pegar trânsito todos os dias, poder almoçar em casa, ficar mais perto da família e trabalhar de onde quiser são algumas das flexibilidades que o trabalho no escritório nem sempre permite.
O trabalho flexível em poucos anos entrou nas prioridades dos profissionais e assim deve permanecer: 30% dos entrevistados afirmaram que deixaram seus empregos no último ano por falta de políticas mais flexíveis. E 40% estão considerando essa possibilidade em algum momento da carreira. É o que revela a nova pesquisa do LinkedIn.
Diante desse cenário algumas questões passam a surgir: o trabalho flexível pode beneficiar tanto os empregadores como os trabalhadores? Quais as barreiras que impedem isso e como podemos implementá-lo com sucesso?
Neste texto, vamos falar sobre essas questões sobre novos modelos de trabalho que ainda fazem muitos gestores quebrarem a cabeça e como essa tendência também está mudando o setor da logística internacional.
O futuro do trabalho na logística internacional
Talvez você tenha lido os dados acima e pensado: “mas no COMEX é diferente” e que essas pesquisas não se aplicam aos diferentes ramos da logística internacional. Mas para a alegria de uns e descontentamento de outros, o cenário nas empresas de comércio exterior segue esta tendência, segundo o relatório Future of Work in Logistics lançado neste ano pela DHL, o futuro do trabalho no setor logístico é bem diferente do que vivenciamos até hoje.
Segundo o relatório, as empresas líderes do setor estão preocupadas em atender às necessidades e preocupações da força de trabalho. Conforme demonstrado, a maioria dos gestores afirmam que preferem trabalhar presencialmente apenas por meio período e 60% dos trabalhadores operacionais responderam que querem trabalhar remotamente pelo menos uma vez por semana
As empresas que querem sobreviver às novas tendências do mercado de trabalho precisarão implantar estratégias para atrair, reter, desenvolver e motivar os trabalhadores nessa nova era digital. O relatório apresenta alguns pontos que explicam essas mudanças, dos quais podemos destacar:
- Mudança demográfica da força de trabalho: a Geração Millennial (nascidos entre 1981 e 1996) e a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), que compõem hoje grande parte da força de trabalho, buscam empregos com mais propósito, tarefas menos repetitivas e ambientes de trabalho mais flexíveis. Pela primeira vez na história, os nativos digitais começam a superar em número aqueles que começaram suas carreiras na era pré-internet. Esse fluxo de jovens na força de trabalho está acelerando uma mudança de valores no local de trabalho para sustentabilidade, diversidade e inclusão, bem-estar, flexibilidade e ambientes tecnológicos.
- Avanço da tecnologia: a maioria dos trabalhadores de logística acredita que a tecnologia foi benéfica para o setor nos últimos cinco anos e continuará relevante nos próximos 10 anos. Porém, mais de 50% ainda veem a tecnologia como uma ameaça potencial. De fato, estima-se que 29% de todas as tarefas atuais sejam feitas por máquinas e espera-se que cresça para 52% até 2025. Embora, cabe destacar que o setor de logística não irá mudar instantaneamente de mão de obra humana para automação total. As empresas líderes do setor acreditam em um período gradual de mudança dentro de um período de 30 anos em que mais funções irão colaborar com as novas tecnologias ao invés de competir com elas.
- Pandemia da Covid-19: a Covid-19 acelerou muito a transformação digital da logística. Muitas funções – de despachantes aduaneiros, agentes alfandegários a funcionários de escritórios de agenciamento de cargas – de repente enfrentaram novas regras por conta do distanciamento social ou passaram a trabalhar remotamente. As empresas tiveram que adquirir e implantar rapidamente os equipamentos, habilidades e ferramentas de colaboração para permitir o trabalho remoto, bem como permitir novos horários de trabalho.
A pesquisa realizada pela DHL demonstrou em em seu relatório que excluindo o aumento de salário, tanto os trabalhadores operacionais quanto os de escritório gostariam e valorizam o investimento em seu próprio desenvolvimento humano, sendo citados como principais incentivos para permanecer em um emprego: mais flexibilidade no horário e local de trabalho, treinamentos pessoais e empresariais, perspectivas de crescimento na empresa, tarefas mais variadas e novas tecnologias de trabalho.
Especificamente sobre a flexibilidade de trabalho, uma coisa ficou clara: apesar dos trabalhadores de todas as gerações ainda valorizarem o local de trabalho, uma maioria significativa das pessoas em funções operacionais e administrativa queria a capacidade de trabalhar remotamente pelo menos alguns dias da semana.
Entre a Geração Z, por exemplo, cerca de menos de 10% querem trabalhar em tempo integral no local de trabalho. É sem dúvidas uma grande mudança de perspectiva se compararmos com cinco anos atrás.
Enquanto as coisas ainda estão incertas em nosso “novo normal”, fica claro que algumas coisas nunca voltarão a ser como eram, e um novo modo de vida e trabalho surgiu. Este novo futuro do trabalho veio para ficar.
Será que vale a pena seguir essa tendência?
Os resultados das diversas pesquisas realizadas sobre o futuro do trabalho revelam que os trabalhadores estão cientes das mudanças que estão por vir e têm fortes preferências sobre como querem trabalhar no futuro. Ignorar essas mudanças ou simplesmente relutar contra elas seria um erro para qualquer empresa que deseja se manter relevante e atrativa no mercado de trabalho.
A nova leva de trabalhadores que estão entrando no mercado de trabalho buscam novos modelos e ambientes de trabalho para aplicar seu tempo, energia, conhecimento e habilidades. Para que uma empresa de agenciamento de cargas internacionais atenda a essas demandas, serão necessárias transformações físicas e culturais.
Para os trabalhadores, os benefícios do trabalho flexível concentram-se principalmente em melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e, por sua vez, cuidar de sua saúde e do seu bem-estar. O trabalho flexível também reduz o tempo de deslocamento e permite mais tempo para lazer e estudos, por exemplo.
Além disso, o trabalho flexível desempenha um papel importante no impacto da positividade e da produtividade. Por incrível que pareça, trabalhar em casa pode melhorar o envolvimento e a motivação dos trabalhadores com a empresa.
Estamos vivendo em uma época em que muitas funções não exigem que os trabalhadores estejam fisicamente no escritório todos os dias para fazer seu trabalho, graças à tecnologia e, portanto, quando os horários de trabalho são melhor adaptados, eles ficam mais dispostos e motivados.
Assim, não são apenas os trabalhadores que se beneficiam do trabalho flexível, as empresas também se beneficiam. Além de aumentar a produtividade, pode ajudar a reduzir o número de rescisões e fortalecer a fidelidade dos trabalhadores.
Para um bom futuro do trabalho, esteja bem acompanhado
O futuro já chegou, e o melhor caminho a seguir é progredir continuamente em frente. Para isso, é indispensável contar com as melhores ferramentas para poder trabalhar como e onde quiser, seja no remoto, híbrido ou presencial!
A Meta Virtual está lado-a-lado dos agentes de cargas internacionais que querem se manter competitivos no mercado e se adaptarem às novas modalidades de trabalho. Hoje, possuímos clientes com equipes trabalhando de casa, do escritório e de onde quiser. E claro, tudo isso sem perder a eficiência das operações.
O uso de um software ERP em nuvem é essencial para ajudar sua equipe a trabalhar com mais eficiência, independente de onde estiverem.
Com ERP Meta Hórus, sua empresa de agenciamento de cargas internacionais pode trabalhar de forma remota, híbrida e presencial.
Por ser em nuvem, o ERP Meta Hórus garante toda a flexibilidade necessária para o futuro do trabalho. Estamos sempre atentos às novas tendências e você pode conferir abaixo alguns materiais que já publicamos aqui no blog sobre como a tecnologia facilita as novas modalidades de trabalho:
Trabalho Híbrido: um novo modelo de trabalho para Agentes de Carga?
Como tornar o home office no Agenciamento de Cargas mais produtivo?
Por que está na hora dos agentes de cargas apostarem na tecnologia em nuvem?
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