Todos nós quando pensamos no futuro pensamos em um futuro onde os planos dão certo e podemos colher os frutos de tudo em que temos trabalhado. Mas e se o futuro trouxer disrupções e obstáculos no seu caminho, você, ou melhor, a sua empresa está preparada?
Para atingir o objetivo de continuidade e longevidade, qualquer empresa deve se questionar se as escolhas estratégicas e os investimentos que faz (ou que deixa de fazer) hoje irão impactar no futuro.
A mentalidade future-proof é fundamental para toda empresa que quer se preparar para qualquer futuro que vier. Ser future-proof (ou à prova de futuro) é uma estratégia corporativa que busca definir formas de superar possíveis desafios do futuro.
Por exemplo, a pandemia da Covid-19 nos mostrou como nossos planos podem ir por água abaixo de uma hora para outra. Até as empresas grandes e consolidadas no mercado sofreram – e ainda sofrem – com seu impacto. Já algumas empresas conseguiram se adaptar rapidamente e até mesmo crescer em meio à crise.
Qual é o segredo dessas empresas que se mostraram ser à prova de futuro?
Apesar de não ser uma tarefa fácil, para ser à prova de futuro é preciso repensar as estratégias atuais para definir como deverão ser aplicadas no futuro.
À medida que os tempos mudam e a tecnologia se desenvolve cada vez mais, é uma prática recomendada e primordial para a sobrevivência das empresas que as novas tendências fundamentais em tecnologia sejam adotadas sempre que possível, e não descartadas simplesmente pela comodidade de continuar a trabalhar “como as coisas sempre foram feitas”.
Uma empresa de agenciamento de cargas internacionais é o exemplo perfeito de um ambiente que requer a adoção antecipada de novas e crescentes tecnologias e melhorias, a fim de manter e melhorar os processos existentes e aumentar a satisfação dos clientes
É claro, é impossível estar totalmente preparado para o que o futuro nos reserva. É só olhar para os últimos: quem poderia ter previsto a pandemia da Covid-19 e como isso afetaria os negócios?
No entanto, existem maneiras de tornar a sua empresa à prova de disrupções e desenvolver métodos para deixar a sua empresa sempre um passo à frente dos concorrentes.
1. Abrace a transformação digital
Antes de mais nada, é importante entender que o setor de transporte e logística internacional hoje em dia prospera principalmente por conta da aplicação de tecnologias digitais. Em outras palavras, você não pode continuar realizando suas operações manualmente se seu objetivo é acompanhar as tendências do setor e ganhar a confiança de seus parceiros e clientes.
A pandemia nos mostrou que qualquer empresa pode ser uma empresa tecnológica. Imagino que por conta da pandemia, você tenha aumentado os recursos tecnológicos da sua empresa nos últimos dois anos, não é mesmo?
Agora que esse momento de urgência passou, é hora de se perguntar: como você pode aproveitar o que tem hoje e investir na tecnologia certa para melhorar suas operações e atender melhor seus clientes nos próximos anos?
2. Ouça seus clientes
Seja qual for o seu negócio, você precisa fornecer uma experiência única para seus clientes. Não precisamos enfatizar o quão competitivo é o mercado de logística internacional hoje em dia, visto que a cada ano surgem mais e mais empresas de agenciamento de cargas internacionais.
Toda a concorrência entre os agentes de cargas tornou o preço uma coisa secundária para os clientes nos últimos anos. É apenas estabelecendo uma maior confiança e satisfação do cliente que sua empresa se manterá competitiva.
3. Tenha uma rede de parceiros confiáveis
Seus parceiros podem definir o sucesso de sua empresa de muitas formas, e é por isso que uma das melhores maneiras de preparar seu negócio de agenciamento de cargas internacionais para o futuro é construir uma rede parceiros confiáveis e respeitáveis.
Você precisa garantir que seus parceiros sejam capazes de atender não apenas às suas necessidades de hoje, mas também que possam escalar com você à medida que a sua empresa crescer e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de longo prazo.
4. Invista na sua equipe desde o início
Assim como você deve investir na tecnologia certa, é importante investir nos funcionários que irão ajudar a levar sua empresa adiante. Seu objetivo deve ser procurar pessoas dedicadas e com vontade de crescer junto com a empresa, para assim, agregar valor ao seu negócio desde o primeiro dia.
Depois de ter as equipes certas ao seu lado, você poderá impulsionar a inovação, refinar seus processos e até aprimorar suas estratégias de marketing e vendas, mesmo com as flutuações do mercado.
5. Prepare a sua empresa para o novo mercado de trabalho
A pandemia acelerou algumas tendências do mercado de trabalho, como os colaboradores que desejam mais flexibilidade em seus empregos. O que a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) quer em um emprego é muito diferente do que as gerações passadas queriam, então, para manter bons funcionários e atrair novos talentos, você precisa pensar no que os futuros funcionários desejam e ver o que é possível adaptar em sua empresa.
6. E por fim, fique por dentro das últimas tendências
Por último, mas não menos importante, você só pode preparar seu negócio para o futuro se se adaptar às novas tendências desde o início. Por exemplo, a pandemia da COVID-19 foi muito transformadora para esse setor, e os líderes empresariais tiveram que se adaptar rapidamente ao modelo de trabalho remoto e a outras tendências para se manter à tona e até crescer com a adversidade.
Se você deseja preparar sua empresa de agenciamento de cargas contra qualquer crise nos próximos anos, certifique-se de continuar monitorando as tendências e previsões de fontes confiáveis e não tenha medo de fazer as mudanças necessárias a qualquer momento.
Sabemos que ter um negócio no setor de logística internacional é um grande desafio, e é importante que você faça os investimentos certos desde o primeiro dia. Concentre-se nessas dicas e invista nessas áreas do seu negócio para construir uma empresa de agenciamento de carga mais resiliente.
A Meta Virtual está lado-a-lado dos agentes de cargas internacionais que querem se manter competitivos no mercado e se adaptarem às novas tendências e tecnologias.
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