Não tem jeito: a logística internacional continua extremamente instável. A escassez de contêineres, falta de espaço nos navios e os atrasos ainda são uma realidade, tal como diversos blank sailings ocorreram por todo o mundo. Fora os efeitos da pandemia, da guerra Rússia x Ucrânia, da escassez de matéria prima, da inflação… enfim são diversos os fatores que impactam os prazos e valores dos fretes internacionais.
Para provedores de serviços de logística, como Agentes de Cargas Internacionais, os últimos dois anos deixaram bem claro que as operações de logística internacional mudaram drasticamente.
Não é mais possível prever as mudanças do mercado com qualquer confiabilidade ou precisão, o que cria um estado de mudança quase constante que exige que as empresas avaliem continuamente o cenário atual e façam os ajustes necessários.
Sem dúvidas essa é uma tarefa pra lá de estressante, pois as empresas precisam de estratégias que as ajudem a se preparar para o imprevisível. Difícil, não é mesmo?!
Abaixo, selecionamos algumas dicas de como Agentes de Cargas Internacionais podem aumentar resiliência e se preparar para o que der e vier.
Então se você está procurando formas de estar mais preparado para imprevisibilidades da logística internacional, estas estratégias podem ajudar:
1. Melhorar a visibilidade dos processos logísticos
Os Agentes de Cargas precisam de maior visibilidade dos processos logísticos, tanto para a empresa quanto para seus clientes.
Alcançar esse objetivo significa coletar e analisar dados em grande escala, monitorar continuamente o andamento do embarque da carga e fornecer acesso a dados com agilidade para os clientes.
2. Comunicação efetiva
As empresas de Agenciamento de Cargas Internacionais também precisam se comunicar de forma eficaz entre clientes, funcionários e parceiros para que todas as partes interessadas relevantes façam parte do ciclo de informações.
Isso geralmente é mais fácil falar do que fazer, mas com a plataforma Cargo Connect Manager, por exemplo, os Agentes de Carga podem possibilitar a troca de mensagens instantâneas aos seus clientes por cada setor: comercial, operacional e financeiro. Essas conversas permanecem registradas e organizadas junto com a cotação, embarque ou fatura.
3. Automatize e digitalize processos manuais
Processos automatizados e digitalizados reduzem o risco de erro humano e simplificam os processos logísticos. Mesmo pequenos erros nos processos logísticos podem ter consequências significativas para o seu cliente. Preenchimento de dados de forma manual ou até mesmo o armazenamento de informações em locais de difícil compartilhamento, como planilhas internas, telefonemas ou e-mails podem causar esses tipos de erro.
Softwares ERP projetados para Agentes de Cargas como o ERP Meta Hórus, por exemplo, melhoram drasticamente o fluxo e o gerenciamento das informações!
Contar com tecnologias que coloquem os dados nas mãos da sua empresa e do seu cliente mais rapidamente resultará em economia de tempo, maior produtividade dos funcionários, melhor relacionamento com o cliente e custos mais baixos.
4. É melhor prevenir do que remediar
Se as remessas chegarem danificadas ou não chegarem, os Agentes de Cargas podem enfrentar perdas financeiras significativas. Por isso, é sempre bom contar com seguradoras que oferecem cobertura para erros e omissões, seguro de carga, seguro de crédito e outros tipos de seguros.
5. Conquiste seu cliente e fique à frente da concorrência
Quanto melhor a experiência do cliente, mais você se destaca dos concorrentes. Para proporcionar uma melhor experiência ao cliente, toda empresa de Agenciamento de Cargas Internacionais deve estar à frente da concorrência em dois aspectos: dados e comunicação.
Com os dados, você sabe o que está acontecendo no momento na sua empresa e com os processos dos seus clientes. Já a comunicação é a ferramenta para divulgar essas informações sempre que necessário.
Você já parou para se perguntar como estão estes dois aspectos hoje na sua empresa?
6. Não deixe o marketing de lado
O marketing ainda não é uma prioridade para muitos agentes de cargas internacionais, por isso é um passo importante para começar a expandir seus negócios. Campanhas de marketing podem ajudar a estimular o crescimento de clientes atuais ou reconquistar clientes anteriores.
7. Cultive uma cultura flexível
A flexibilidade é essencial para uma resposta eficaz aos desafios diários da logística internacional. Incentive sua equipe a encontrar soluções criativas e usar ao máximo os recursos disponíveis. No final das contas, os três grandes pilares para um negócio forte e resiliente, são: pessoas, cultura e tecnologia.
8. Lembrar que única constante é a mudança
A única coisa constante na logística internacional hoje em dia é a mudança. O setor está evoluindo rapidamente e não mostra sinais de desaceleração. Para se manter competitivo sob condições de mudança, não basta simplesmente reagir – as empresas precisam estar atentas às tendências históricas, atuais e futuras do mercado para se preparar para o imprevisível.
9. Coloque a tecnologia ao seu lado
As soluções digitais são necessárias para acompanhar o ritmo das mudanças na logística internacional– as soluções da Meta Virtual já transformaram digitalmente diversos Agentes de Cargas Internacionais pelo Brasil.
A Meta Virtual é especializada em desenvolver soluções em tecnologia para o setor de Agenciamento de Cargas Internacionais. Sabemos que cada Agente de Carga tem suas próprias necessidades, por isso, precisam de uma solução eficiente e personalizada.
Quer saber mais sobre as soluções da Meta Virtual? Ligue para (47) 3268-1780 ou preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a nossa equipe!