O setor de logística é frequentemente descrito como “antiquado” e, com o surgimento do termo “transformação digital”, as empresas estão correndo para mostrar que esse é um dos principais focos para 2020.
É importante entender que a transformação digital não é um processo simples – e não é difícil por causa da parte “digital”, é difícil por causa da parte “transformação”. É preciso chegar ao Mindset 4.0 antes de chegar à Comex 4.0.
Primeiro, as empresas devem reconhecer que fazer o que funcionou para elas no passado pode ser realmente contraproducente. O uso da tecnologia digital sem revisar os procedimentos da empresa não é uma transformação digital. Pode ser “digital”, mas não é “transformação” por si só.
O setor de agenciamento já passou por algumas mudanças tecnológicas. Passou do uso de fax para se comunicar com clientes e transportadoras, para o uso de e-mail e depois para mensagens instantâneas. Agora, está se adaptando rapidamente a alavancar sua presença digital e o uso onipresentes de smartphones para acelerar as comunicações e o compartilhamento de todos os aspectos das cargas com as partes do processo de importação e exportação.
Mas na indústria 4.0, a transformação não deve se limitar apenas nas mudanças tecnológicas. Por exemplo, empresas como Uber e 99 introduziram uma tecnologia no mercado que vai além de combinar um passageiro com um motorista. Sua tecnologia envolve a digitalização de sistemas de pagamento, fornecimento de instruções por GPS para destinos desconhecidos e monitorando o comportamento dos motoristas e dos passageiros para eliminar os que não se adequam à plataforma.
Assim, a transformação digital 4.0 é, principalmente, sobre adotar um mindset que gira em torno da transparência e da experiência do cliente. É uma iniciativa ampla e estratégica que atravessa os todos os setores da empresa. As empresas que não reconhecerem que “transformação digital” é transformar uma empresa inteira de dentro para fora – seus processos, pessoas e cultura – estão do lado errado desse processo disruptivo.
Quer saber como a Meta Virtual pode ajudar a sua empresa a se transformar digitalmente? Entre em contato conosco!