Várias indústrias viram uma interrupção significativa após o surgimento das tecnologias digitais e a logística não é uma exceção.
Os agentes de carga de pequeno/médio porte ficaram para trás com a transição digital, e provavelmente existem muitos motivos, como falta de recursos, tempo ou simplesmente eles estão muito ocupados nas operações diárias para pensar na digitalização.
Mas se os agentes de carga quiserem prevalecer nos próximos cinco anos, eles precisam agir antes que seja tarde demais. Se você não pensou em digitalizar e se tornar um agente de carga digital, aqui estão quatro fatos que o farão mudar de idéia.
- O que é e-forwarding?
Assim como e-mail, e-commerce e e-learning são siglas de correio, comércio e aprendizado eletrônico, o conceito e-forwarding que surgiu recentemente significa agenciamento de cargas eletrônico. Essa é a capacidade de vender e adquirir serviços fretes pela Internet.
- Por que o e-forwarding é importante?
A digitalização está impactando através da desintermediação. Algumas décadas atrás, os consumidores faziam planos de viagem consultando um agente de viagens que reservaria vôos e quartos de hotel para eles. Agora, é claro, os sites de viagens permitem que os viajantes cuidem dessas tarefas por conta própria. Como isso se aplica ao setor de agenciamento de cargas?
As linhas de navegação já estão propondo desintermediar o setor de transporte de cargas diretamente em seus sites ou plataformas próprias. Maersk Line, CMA CGM e ZIM Lines investiram quantidades significativas de tempo e dinheiro na digitalização de seus processos e sistemas.
Agora que importadores e exportadores podem se conectar diretamente com as transportadoras, os agentes de carga que ainda usam métodos tradicionais em sua operação começaram a sentir dificuldade em manter os seus clientes, sendo forçados a baixar preços e reduzir suas margens de lucro para vencer uma oferta de negócios.
Com a digitalização, alguns grandes transportadores de carga estão se fortalecendo e ganhando mais participação de mercado, colocando os transportadores de pequeno / médio porte em uma posição muito desfavorecida. Esse é o exemplo do Flexport, transitário digital de 5 anos que, segundo a Forbes, gerou uma receita de US$471 milhões em 2018, além de US$1 bilhão em novos financiamentos liderados pelo SoftBank Vision Fund.
- Como os agentes de cargas podem se beneficiar da digitalização?
Os agentes de carga precisam se reinventar para prevalecer em um mundo digitalizado. O processo de vendas, incluindo o fornecimento de cotações ou a realização de reservas, não deve levar de três a cinco dias em um mundo em que os clientes têm expectativas mais altas e se tornam muito exigentes ao procurar soluções rápidas para seus problemas de logística. Os contratos não devem ser gerenciados em folhas e documentos do Excel, como B/Ls, instruções de remessa e os pedidos de retirada não devem mais consistir em folhas de papel.
- Como a Meta Virtual pode ajudar os Agentes de Carga no processo de e-forwarding?
Somos uma empresa de tecnologia da informação com a missão de desenvolver soluções web para o setor de comércio exterior. Projetamos e desenvolvemos softwares de alto desempenho, que entregam elevados níveis de eficiência e produtividade em processos do agenciamento de carga. Isso garante aos nossos clientes automatização e digitalização da maioria das funções de encaminhamento – como reservas, cotações, faturamento, rastreamento, notas fiscais eletrônicas e muito mais.
É possível sim que a alta tecnologia que envolve o e-forwarding – até então privilégio dos big players – também esteja ao alcance das pequenas e médias empresas.
É uma maneira assertiva de você, agente carga, se manter competitivo no mundo digital de hoje.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!