Agentes de cargas digitais como Freighthub, Flexport e Freightos chegaram no mercado há cerca de cinco anos. Hoje essas empresas já acumularam milhões de dólares em financiamento. Porque? Porque os empreendedores acham o mercado global de frete lucrativo. É altamente fragmentado (a DHL, como líder de mercado, tem uma participação de mercado de apenas 13%) e enorme, com uma avaliação de US$130 bilhões. É por isso que os investidores investiram mais de US3,3 bilhões em transporte digital e logística de 2012 a 2017.
Mas o que esses novos competidores significam para o mercado e como você pode se equiparar com um agente de carga digital? Leia este artigo e saiba tudo o que você precisa saber sobre seu novo concorrente digital!
Por que existem agentes de carga digitais?
Você sabia que pode levar até 100 horas para finalmente obter uma cotação? Esse é o tempo que a maioria dos agentes de carga leva para preencher e verificar os documentos de envio em várias interações por e-mail e telefone. Você esperaria uma semana por uma cotação se pudesse obtê-la mais rapidamente em uma única plataforma?
A experiência do cliente e os processos manuais são dois pontos cruciais para o desenvolvimento de novos modelos de negócio no setor de logística internacional. Por meio da tecnologia, os agentes de cargas digitais automatizam o back-office e as operações para economizar custos em aproximadamente 40%. No entanto, a maioria dos agentes de carga ainda dependem de e-mails, ligações e até mesmo faxes! É compreensível que clientes em potencial já tenham mudado para concorrentes digitais, não é?
Como os agentes de carga digitais alavancam a tecnologia?
De acordo com o Boston Consulting Group, existem algumas maneiras pelas quais os despachantes digitais usam a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e tornar as operações de negócios mais eficientes. Com maior satisfação do cliente, custos unitários mais baixos e maior lucratividade, é assim que os agentes de carga digitais planejam aumentar a participação no mercado:
- Cotação de preço instantânea
A Freightos, por exemplo, desenvolveu um mecanismo de cotação de frete instantâneo para fornecer preços em segundos, em vez de dias e horas. No relatório realizado, foi descoberto que apenas 25% dos 20 principais agentes de carga do mundo são capazes de fornecer cotações online, enquanto a Freightos permite que seus clientes reservem instantaneamente uma remessa em seu site, com 100% de transparência. É por isso que a reserva instantânea de frete agora é semelhante a reservar um hotel ou voo.
- Manuseio da documentação de ponta a ponta
Ao invés daquelas pilhas de papeladas, os agentes de carga digitais arquivam todos os documentos em nuvem, trazendo mais segurança e otimização para as operações. Isso também permite a colaboração para que você possa compartilhar documentos como conhecimento de embarque, faturas e etc. Como todos os documentos importantes em um lugar seguro, é reduzido o número de e-mails com anexos de um lado para outro.
- Rastreamento de remessa
O rastreamento automatizado permite que as partes respondam diretamente às ações necessárias. Além disso, os envios de notificações de rastreamento são realizados de forma automática. Dessa forma, todos ficam no mesmo nível e os clientes sempre sabem onde está sua carga para se comunicar com seus clientes ou com quem está aguardando a remessa.
- Faturamento automatizado por meio de sistemas financeiros integrados
Os agentes de carga digitais podem obter economias de custo significativas por meio da automação de pagamentos de frete e faturamento. Assim, eles poderiam economizar entre US$15 e US$50 por fatura e garantir que cada fatura esteja correta, o que é um grande passo de acordo com a SWG, que afirma que 20% das faturas em frete e logística estão incorretas.
O que os agentes de carga podem fazer para competir com esses novos concorrentes?
Obviamente, não basta comprar uma plataforma digital para competir com sucesso com os agentes de cargas digitais. É também uma questão de mentalidade, cultura da empresa e muito mais. Isso pode ser um desafio, mas também uma oportunidade! Não se trata apenas de tecnologia, mas com certeza é esse padrão que os clientes estão acostumados hoje em dia. Agora que você conhece as vantagens do modelo digital, quais são suas estratégias para adquirir novos clientes e oferecer um ótimo serviço no futuro?
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