À medida que o mercado de Agenciamento de Cargas cresce, muitos players estabelecidos estão achando cada vez mais difícil se manterem competitivos. O cenário em constante mudança por conta de conflitos geopolíticos, instabilidade econômica e aumento da digitalização só aumenta a pressão e os desafios enfrentados pelos Agentes de Cargas.
Embora seja difícil prever o que está por vir, uma coisa é certa: muitos Agentes de Cargas precisarão fazer mudanças significativas para permanecerem competitivos. Aqui estão 5 estratégias que você pode adotar para ser mais competitivo em 2023.
1. Fique por dentro das novidades do setor
Embora a indústria de logística e transporte internacional exista há milhares centenas de anos, ela passa constantemente por mudanças frequentes. Especialmente agora, à medida que o setor corre para se digitalizar, está ficando cada vez mais crítico acompanhar as tendências tecnológicas e mudanças nos procedimentos para que você possa estar pronto para modificar suas estratégias em curto prazo, caso seja necessário.
Também não basta focar apenas em seus clientes ou em sua especialização. Alguns acontecimentos aparentemente não relacionados diretamente com a sua empresa, podem ter um grande impacto no seu trabalho, mesmo que não de imediato.
Por exemplo, problemas prolongados no frete marítimo podem desencadear um aumento na demanda por opções de transporte aéreo. Se você é um gerente de Agente de Cargas que lê exclusivamente notícias de frete aéreo, talvez não saiba o que está acontecendo até começar a ter problemas para reservar remessas para seus clientes. Por outro lado, se você está acompanhando a história, pode entender o desespero no mercado de frete marítimo como um sinal para garantir seus contratos o mais cedo possível.
Para se manter atualizado sobre o que está acontecendo no setor, reserve um tempo para explorar várias fontes de notícias de logística e escolha algumas fontes favoritas para seguir de forma consistente.
2. Implemente soluções digitais para diminuir trabalhos manuais e repetitivos
É fundamental encontrar maneiras de dimensionar seus negócios sem depender de novas contratações e, sempre que possível, gerenciar a carga de trabalho da sua equipe atual para evitar o esgotamento.
Felizmente, muitas empresas de Agenciamento de Cargas podem aumentar significativamente a eficiência de sua equipe simplesmente automatizando tarefas manuais. Desde o envio de e-mail de follow up até a criação de planilhas personalizadas, muitas das operações diárias de seus funcionários podem ser realizadas por soluções de logística digital.
Eliminar as tarefas repetitivas pode dar a seus funcionários mais tempo para se concentrar em projetos mais importantes, levando a um maior engajamento e satisfação no local de trabalho. Ao alavancar a automação, você também pode reduzir a necessidade de recrutamento constante para acompanhar o crescimento dos negócios, permitindo que suas operações cresçam mais rapidamente.
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3. Transmita confiança para seus clientes e parceiros
Neste mercado volátil que é a logística internacional, é possível perceber uma boa parcela de cautela sobre com quem fazemos negócios e em que termos. Embora essa desconfiança possa ter implicações negativas em toda a cadeia de suprimentos, os Agentes de Cargas também podem aproveitar esse clima de cautela para se destacar dos concorrentes.
Construir confiança não é uma tarefa fácil, especialmente em um curto período de tempo. No entanto, existem algumas maneiras de demonstrar integridade e transparência desde o início:
Visibilidade
Os processos logísticos não podem parecer incertos ou misteriosos demais para seus clientes, onde o status de sua carga é incerto até que chegue ao destino final. É preciso passar confiança de que sua empresa de Agenciamento de Cargas irá enviar e comunicar atualizações precisas ao longo do caminho. Ferramentas digitais como softwares ERP ou até mesmo aplicativos para fornecer a eles uma melhor visibilidade sobre o status da remessa.
Comunicação
Quando falamos de processos logísticos, os atrasos costumam ser inevitáveis. Seja quando surgem conflitos devido a questões políticas ou seja por má condições meteorológicas, nem sempre você poderá cumprir com o prazo conforme prometido. Embora essas situações sejam frustrantes por si só, ficar “no escuro” enquanto sua remessa está atrasada é ainda pior. É por isso que é importante ser proativo ao entrar em contato quando surgirem problemas e evitar promessas demais apenas para apaziguar seu cliente no curto prazo.
Suporte personalizado
Mesmo que os clientes busquem cada vez mais soluções digitais de experiência do cliente, os relacionamentos ainda são fundamentais para o sucesso no setor de Agenciamento de Cargas. Em uma pesquisa realizada pela FreightWaves, foi constatado que 89% das pessoas entrevistadas classificaram o atendimento ao cliente e a atenção individualizada como bastante ou muito importantes ao trabalhar com um Agente de Cargas.
Fornecer atendimento personalizado ao cliente não significa administrar seus negócios manualmente. Na verdade, digitalizar seus processos geralmente pode melhorar a satisfação do cliente. A plataforma Cargo Connect Manager, por exemplo, conta com um app desenvolvido com a marca do Agente de Carga para que seus clientes possam interagir com ele diretamente pelo celular.
O app também permite a troca de mensagens instantâneas com os Agentes de Carga, separadas por setor: comercial, operacional e financeiro. As conversas permanecem registradas e organizadas junto com a cotação, embarque ou fatura. Quer suporte mais personalizado que este?!
4. Aumente o nível da experiência do cliente
Apesar da importância do atendimento personalizado ao cliente, nem sempre é suficiente se destacar dos concorrentes. Afinal, muitos Agentes de Cargas mais tradicionais do setor vêm construindo conexões no setor há décadas.
Mas, pelo outro lado, importadores e exportadores estão cada vez mais procurando por parceiros que possam fornecer uma experiência simplificada. É por isso que muitos despachantes estabelecidos estão perdendo clientes para startups digitais.
Se você puder oferecer uma experiência simplificada ao mesmo tempo em que oferece atendimento personalizado ao cliente, poderá diferenciar sua empresa dos concorrentes, dos mais tradicionais aos digitais.
Considere diferenciar seu negócio investindo em ferramentas digitais que melhorem a experiência do cliente. O custo-benefício de contar com softwares e aplicativos é que além de reduzir a rotatividade de clientes, isso também pode aumentar a receita, já que segundo a pesquisa da FreightWaves, 83% dos entrevistados estão dispostos a pagar um pouco a mais para trabalhar com um Agente de Cargas que invista em tecnologia
5. Garanta novos negócios com marketing
Assim como a eficiência operacional é fundamental para cortar custos, você não pode expandir seus negócios sem marketing. Independentemente da eficiência de sua operação de Agenciamento de Carga, você não pode conquistar novos negócios sem apresentar seus serviços aos clientes.
Trabalhe com sua equipe de vendas para desenvolver mensagens sobre seus serviços. Converse com seus clientes para descobrir o que diferencia sua empresa e inclua isso em seu argumento de venda. No final, seu marketing deve ilustrar como é trabalhar com você enquanto respondem à pergunta: “Por que devo escolher você ao invés de seus concorrentes?”
Concluindo…
Manter-se competitivo em 2023 significa atualizar suas operações logísticas e elevar a experiência do cliente.
O setor de logística internacional está passando por mudanças rápidas, desde uma maior dependência de soluções digitais até uma mudança em direção à sustentabilidade. Para muitos agentes de carga, não basta simplesmente continuar com o que funcionou no passado. É hora de começar a investir em novas soluções e se atualizar para avançar nos negócios.
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