Ao longo de 2020 falamos muitas vezes que o futuro da logística internacional está na tecnologia e inovação. Essa questão será ainda mais relevante em 2021, visto que os clientes anseiam cada vez mais por transformações significativas na indústria de transporte internacional. Com tanta demanda por inovação, os agentes de carga precisam se atentar aos desafios e oportunidades para 2021.
A velocidade com que a inovação está evoluindo no setor de agenciamento de carga. faz com que muitas empresas se esforcem para acompanhar os níveis de desenvolvimento da tecnologia. À medida que a disrupção e a transformação digital se tornam partes críticas de toda a estratégia de muitas empresas, muita coisa precisa mudar.
Conforme os clientes se tornam mais informatizados, eles têm expectativas de que seus serviços de transporte os mantenham totalmente atualizados durante todo o processo. Da mesma forma, por causa da quantidade cada vez maior de dados acessíveis, os clientes desejam descobrir um negócio que opere com suas expectativas precisas.
Tendo isso em vista, os agentes de carga precisam se voltar para oferecer o valor mais excepcional possível aos clientes. Isso implica que eles terão que compreender melhor os impactos das tendências da tecnologia no processo de transporte para permitir que os clientes testemunhem o que está acontecendo em cada etapa.
Por outro lado, vários agentes de carga ainda estão lutando com sua abordagem quando se trata de sistemas de Tecnologia da Informação. E não tem como dar o próximo passo na transformação digital sem antes dar o primeiro passo básico na digitalização que é ter software de gerenciamento empresarial. Nesse caso, é preciso agir rapidamente ou o impacto será ainda maior.
A transformação digital requer reformulação de estratégias e modelos de condução de negócios para permanecer totalmente competitivo na era digital. Isso inclui empresas grandes e pequenas. Então, já passou da hora de se apavorar, é hora de se mexer!
Uma vez, em maio de 2018, Jorge Paulo Lemann, então a pessoa mais rica do Brasil, com uma fortuna avaliada em 25 bilhões de dólares, declarou:
“Eu sou um dinossauro apavorado (…) Fui a um painel sobre Inteligência Artificial no qual todo mundo falava muito sobre análise de dados e coisas assim. (…) A gente só administrava aquilo de forma um pouco mais eficiente, mas agora temos que nos ajustar totalmente às novas demandas dos clientes, clientes que hoje são muito mais volúveis — eles querem produtos diferentes todos os dias, querem que seja entregue de uma forma mais fácil. Nós realmente temos que nos adaptar.“
Já no ano passado, durante a Expert 2019, Lemann declarou:
“Agora não sou um dinossauro apavorado, sou um dinossauro se mexendo. Estou correndo atrás. Estou correndo atrás para ver se me atualizo.”
Isso nos mostra que a transformação digital chegou. Para Jorge Paulo Lemann e para você também.
Nos últimos anos vimos grandes empresas como a Kodak e a Blockbuster falindo por não saberem como inovar, enquanto empresas como Netflix e Apple se tornaram líderes porque souberam abraçar a inovação.
E em sua empresa? Como você está pensando em inovar em 2021? Você vai fazer se apavorar ou se mexer?
Se quiser fazer parte dos agentes de cargas que resolveram se mexer e inovar em 2021, entre em contato com a gente!