Apesar da transformação digital ser um tema tão em voga, muitas empresas ainda executam e mantêm tecnologias legadas, principalmente os ERPs. Isso porque, com o passar do tempo, esses sistemas se tornaram fundamentais para o funcionamento da empresa e substituí-los por alternativas modernas é visto como uma tarefa quase que impossível.
Assim, mesmo que as empresas sintam que precisam buscar alternativas mais modernas de ERP, vão empurrando essa tarefa com a barriga até onde podem, visto que é um processo que exige o máximo de cautela e um investimento significativo.
A decisão de atualizar um software ERP legado para um software ERP mais moderno pode ser difícil, mas, às vezes, torna-se necessário. Talvez seja um pouco difícil de admitir, mas é bem provável que o seu software ERP legado esteja prejudicando a sua empresa.
Mas calma, o problema não é o seu software em específico. Todo e qualquer software ERP legado é denominado dessa forma pois são softwares antigos, porém que permanecem em operação nas empresas.
E quando falamos em antigos, não pense que é questão de 20 ou 30 anos. Vamos supor que a sua empresa tenha um ERP há 5 anos, se esse sistema não passou atualizações, ele já é considerado um sistema legado. O sistema legado nem sempre é definido por sua “idade”, mas sim pela sua descontinuidade de atualizações e novas versões.
Mas se você não tem certeza se seu ERP legados está causando tantos problemas assim em sua empresa, fique de olhos nesses problemas que são típicos de tecnologias legadas:
5 desafios causados por sistemas ERP legados
1. O seu sistema ERP já não resolve a maioria dos seus problemas
Normalmente uma empresa adota um ERP para que ele resolva determinadas “dores” da rotina administrativa, entretanto, é muito difícil que um sistema legado consiga acompanhar o crescimento da empresa, o surgimento de novas demandas do setor e a chegada de novas tecnologias, e assim, não consegue mais atender mais todas as necessidades da organização.
2. Falta de escalabilidade
Escalabilidade nada mais é que a capacidade que uma empresa tem de crescer. Agora, com um software legado, muitas vezes os processos se tornam tão engessados que, por consequência, impedem a escalabilidade da organização.
3. Acessibilidade de dados em tempo real
Em todos os negócios os dados são extremamente valiosos. Sua equipe pode estar trabalhando no escuro se os dados não estiverem disponíveis em seu estado mais recente. Vendas, Finanças, Contabilidade e Operações devem poder acessar informações quando precisarem.
Uma tendência dos dias atuais é um software que possa ser acessado também por dispositivos móveis ou que tenha integração para o formato de app. Pode acontecer, por exemplo, de um colaborador externo precisar acessar um relatório da empresa. Como o sistema legado está somente nos computadores, essa operação se tornará inviável.
4. Hospedagem em servidor físico
A dependência de uma infraestrutura de servidores físicos e dispositivos de hardware representa um grande problema dos sistemas legados.
Uma grande desvantagem deste sistema é o risco de perda de dados. Se o servidor sofrer uma falha no disco rígido, a recuperação de dados seria quase impossível.
Hoje, a computação na nuvem vem dominando o mercado de softwares ERP. Principalmente por ser uma alternativa mais barata, segura e que promove agilidade à rotina empresarial.
5. Segurança
Um dos principais problemas dos ERPs legados é o grande risco que eles podem significar para a sua empresa no que diz respeito à segurança. Um ERP legado não foi construído para lidar com as demandas de rede atuais e resistir às ameaças cibernéticas de hoje
Além disso, esses sistemas não recebem atualizações para resolver vulnerabilidades de segurança. Como resultado, você pode acabar comprometendo toda a segurança da sua empresa e dos seus clientes.
Como superar os desafios dos ERPs legados?
A atualização de tecnologias legadas é um assunto que deve ser debatido urgentemente pelas empresas, ainda mais agora que a transformação digital deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito para os negócios.
Aqui na Meta Virtual estamos ajudando Agentes de Cargas a serem mais digitais com nossas soluções de tecnologia para agenciamento de cargas internacionais.
Um software ERP SaaS e em nuvem como o Meta Hórus oferece controle centralizado dos processos logísticos e uma visão de toda a equipe e dados da empresa. Um único banco de dados com informações integradas significa que todos os dados estão prontamente disponíveis em qualquer local e em qualquer navegador conectado na Internet.
Quer saber mais como a Meta Virtual pode transformar digitalmente sua empresa de agenciamento de cargas internacionais? Ligue para (47) 3268-1780 ou preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração.