A digitalização da logística internacional está a todo vapor. No entanto, muitos agentes de carga ainda operam no modo “off-line”, sem tirar proveito das ferramentas tecnológicas voltadas para o setor. Isso não apenas torna os processos mais lentos e com uma maior margem para erros operacionais, mas também deixa de atender às demandas do cliente. Por causa disso, os agentes de carga enfrentam dois caminhos: digitalizar seus processos e acompanhar a indústria ou se tornar obsoletos e enfrentar custos altíssimos.
Digitalizar sua empresa de agenciamento de cargas pode parecer um grande desafio, desde a escolha do software que mais se adapta à sua empresa, até a mudança de mindset da empresa. Hoje em dia é amplamente exigido pelos próprios clientes que haja um certo grau de digitalização dos processos, uma vez que o “rápido e fácil” passou a ser a norma.
Quais são os efeitos de não digitalizar sua empresa?
Na Meta Virtual, sabemos que a tomada de decisões é difícil e ainda mais quando se trata de mudanças como essa. Por esse motivo, acreditamos ser conveniente que os agentes de carga tenham todas as informações necessárias para tomar a decisão certa, principalmente quando se trata de dados tão cruciais quanto os custos, tanto monetários quanto de oportunidades. Por isso listamos abaixo alguns dos principais efeitos causados pela falta da digitalização:
- Visibilidade limitada: Quando as ferramentas certas não são usadas, o campo de visão é limitado e pode ser contaminado por informações incorretas. Por isso, é vital que os agentes de carga considerem ferramentas que lhes dêem visibilidade dentro da empresa. Além disso, será necessário que eles possam colaborar ativamente com sistemas do governo ou de outras empresas, para obter os dados apropriados. Assim, seus clientes se beneficiarão com a visibilidade do processo, ao mesmo tempo em que se sentirão confortáveis e confiarão em seus serviços.
- Incapacidade de responder ativamente: As tecnologias desatualizadas restringem certos recursos. Isso, por um lado, se deve ao fato de que os processos que utilizam esse tipo de tecnologia são demorados e não fornecem todos os dados necessários para realizar uma análise coerente dos resultados. Aqui será fundamental escolher a ferramenta que permita uma análise com os relatórios adequados, transformando efetivamente os processos.
- Competitividade reduzida: A concorrência hoje é mais competitiva do que nunca, especialmente considerando que os agentes de cargas digitais estão se fortalecendo. Atualmente, o uso de ferramentas digitais é imprescindível, pois representam uma mais-valia para o cliente e isso deixa de fora muitos concorrentes que não as utilizam. Além disso, qualquer pessoa pode acessar facilmente esse tipo de tecnologia para digitalizar seu agente de carga, o que permite competir em igualdade de condições com as maiores.
- Margens de custo elevadas: Como bem sabemos, o tempo é dinheiro. Se os processos não forem suficientemente eficientes, os custos a serem enfrentados serão altos. Isto, por sua vez, significará um aumento do preço final para os seus clientes, que, perante a vasta gama de serviços oferecidos pela concorrência, podem deixar de preferir a sua empresa e optar por outro agente de carga. É por isso que a análise de dados ajuda os agentes de carga a manter isso sob controle e reduzir os custos gerais. Da mesma forma, erros onerosos são reduzidos e tarefas são redirecionadas para ações que são mais valiosas para a equipe, a fim de melhorar sua experiência.
Automatizar e digitalizar seu agente de carga aumentará a produtividade e as margens de lucro. Os próprios clientes e as empresas de navegação já estão ingressando na era digital, por isso é essencial que os agentes de carga o façam também para não ficarem para trás. Na Meta Virtual, oferecemos a nossa ajuda a todos aqueles que o desejem, dando-lhes o nosso apoio e todas as informações necessárias para dar este passo transformador e disruptivo. Então, o que você está esperando para incluir o seu agente de carga à era digital? Entre em contato conosco!