Na última década, o home office se tornou uma prática cada vez mais comum em empregos de escritório ao redor do mundo. Com esse modelo de trabalho, o funcionário realiza suas atividades diárias em casa, se comunicando com o resto da equipe por meio de plataformas digitais.
O Brasil seguiu a tendência: segundo levantamento do IBGE, em 2018, 5,2% dos trabalhadores ocupados do país trabalhavam em regime de home office, excluindo da conta funcionários do setor público e trabalhadores domésticos. Ao todo, a porcentagem equivalia a cerca de 3,8 milhões de pessoas.
O número é um aumento de 44,2% se comparado ao número de pessoas que trabalhavam em casa no ano de 2012, sendo o terceiro país onde mais cresce o home office no mundo. A tendência é que a flexibilização ganhe cada vez mais espaço — principalmente depois da reforma trabalhista, que regulamenta o teletrabalho (home office).
Esta nova realidade, no entanto, ganhou viabilidade graças aos avanços do setor de tecnologia, que passou a oferecer soluções eficientes para a conexão de pessoas, por meio de softwares e plataformas onlines, de fácil conexão e um ótimo custo benefício para as organizações e beneficiam também os profissionais que estão em movimento ou precisam estar conectados a todo instante, independentemente de onde estejam, um perfil bem comum na área de Comércio Exterior
Essas ferramentas, baseadas no conceito de computação em nuvem, permitem que qualquer trabalho pode ter as suas ações e tarefas executadas apenas necessitando de um dispositivo como computador, smartphone ou tablet e uma boa conexão na internet. Se conectar virou necessidade básica e locais de trabalho podem ser a própria casa, coworkings ou escritórios fixos.
Dessa forma, a empresa se torna mais maleável diante de situações inesperadas, como dias de greves, manifestações nas ruas, dificuldades com o deslocamento devido ao trânsito crescente nas grandes cidades e mais recentemente, em casos de pandemia como o novo Coronavírus (COVID-19).
Como a Meta Virtual pode ajudar você, agente de carga, a implantar o home office
Como apresentado no texto acima, o início do processo para adoção do home office na sua empresa deve considerar a busca de soluções tecnológicas que se encaixem na realidade de tamanho e necessidades da companhia. É preciso que as ferramentas possibilitam o trabalho remoto, ou seja, que possam ser acessadas por meio de login em qualquer dispositivo conectado à Internet.
O Meta Hórus é um sistema 100% web projetado para atender todas as necessidades de um Agente de Carga Internacional. Com centenas de automações e ferramentas para aumentar a produtividade, em pouco tempo o Meta Hórus garante o retorno financeiro e concede a agilidade que sua empresa precisa. Graças ao seu modelo de comercialização, o Meta Hórus atende empresas de todos os tamanhos, sendo acessível até para pequenos Agentes de Cargas.
Sua empresa adquire adesões para seus colaboradores e paga uma mensalidade para utilizar o Meta Hórus na nuvem. Este é o modelo de negócio mais prático e econômico utilizado atualmente, o qual permite que os clientes paguem um valor proporcional ao tamanho de sua empresa e aproveitem toda a tecnologia de um sistema de grande porte. Além de claro, ter a vantagem da mobilidade.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!