A transformação digital no Comércio Exterior é um tópico cada vez mais pautado por especialistas do setor. A digitalização introduz oportunidades para novas empresas e também para as já experientes no mercado. E para muitos agentes de carga, essa crescente competição com novos modelos de negócios é alarmante e visto como uma perturbação, mas, na verdade, é um divisor de águas da logística internacional que conhecemos até hoje e deve ser recebido de braços abertos.
A digitalização está revolucionando a maneira como as pessoas compram, como são realizadas as negociações e como as mercadorias são transportadas da origem até o destino. Como em muitas indústrias tradicionais, o agenciamento de cargas está em uma encruzilhada no momento, e esse cenário em transformação significa que algumas empresas correm o risco de rapidamente se tornarem obsoletas no mercado. E esse é o principal motivo para abraçar a transformação digital o quanto antes.
O Comércio Exterior introduziu inovações digitais em um ritmo mais lento do que algumas outras indústrias. Essa taxa mais lenta de transformação digital traz enormes riscos que, se ignorados, podem ser potencialmente catastróficos, mesmo para os maiores players estabelecidos no negócio.
Ou seja, embora as novas tecnologias possam ser intimidadoras para os agentes de carga que ainda seguem uma estrutura mais tradicional, na verdade não é novidade para qualquer pessoas que realize compras on-line hoje em dia. Por exemplo, se o seu cliente já está acostumado a realizar pedidos, se comunicar com restaurantes e receber atualizações de delivery pelo celular de algo tão simples como uma pizza, por que ele não passaria a desejar a mesma mesmo dinâmica de serviço ao solicitar uma remessa de produtos eletrônicos de alto valor? Ou remédios para salvar vidas?
O consumismo e as expectativas estão mudando, e temos que evoluir com eles. A solução para permanecer relevantes no mercado reside em aliar o conhecimento adquirido com anos de experiência em agenciamento de cargas com a oferta de novas tecnologias, como cotação online e plataformas digitais.
As plataformas digitais, por exemplo, se tornarão cada vez mais importantes no setor de logística, permitindo que pequenas empresas tenham um alcance global e compitam com os gigantes estabelecidos do setor. Nos próximos anos, a experiência de logística do cliente – que já está acostumado com o uso de plataformas e aplicativos em outros setores – será a questão central na determinação de quais empresas serão vencedores e perdedores em um setor de logística verdadeiramente digital. A transformação digital não é apenas o futuro, é o agora e está na hora de adotarmos esse processo completamente.