Tecnologia e inovação mudaram a maneira como nós costumamos trabalhar diariamente. Existem muitos softwares e aplicativos que melhoram a eficiência com que conseguimos realizar as tarefas. Olhando para o lado logístico das coisas, podemos dizer que percorremos um longo caminho e, sem dúvida, existem várias formas de implementações tecnológicas propostas para tornar a vida dos agentes de carga mais simples e direta. O ERP (Enterprise Resource Planning, em português Planejamento de Recursos Empresariais) é uma das tecnologias implementadas no Comércio Exterior para melhorar a maneira como as operações funcionam. Mas você deve estar se perguntando: O que o ERP faz? Será que eu preciso mesmo de um ERP na minha empresa? Bem, para responder a todas as suas perguntas, listamos alguns tópicos abaixo:
O que é um software ERP?
O ERP é um software que ajuda na integração de todos os departamentos de uma empresa, enquanto ainda realiza os processos e tarefas necessárias de cada departamento com eficiência. Seu principal objetivo é fornecer decisões mais inteligentes e automatizar a maioria dos procedimentos e etapas que, se feitos de forma manual, podem tornar a rotina de trabalho improdutiva.
Por que o ERP é importante no agenciamento de cargas?
Conforme discutido acima, há muitas coisas que um sistema ERP pode fazer e, quando implementado no mundo do agenciamento de cargas, há diversas vantagens que entram em cena:
-
Integração
O ERP permite que os departamentos sejam integrados em uma só plataforma eliminando a redigitação de dados nos setores durante as etapas do negócio, e além disso, também permite a integração com os sistemas de seus clientes e a troca de informação com sistema de parceiros, bancos e governos. O aspecto mais importante é que o software de agenciamento de carga ajuda a otimizar as operações de importação e exportação, do setor comercial ao financeiro, simplificando o processo de remessas e aumentando a eficiência logística.
-
Agilidade e transparência
O sistema ERP para o setor de agenciamento de cargas é projetado exclusivamente de forma a haver interações dinâmicas entre a empresa e o cliente. Existem vários meios de comunicação que são automatizados, como e-mails e até mesmo mensagens que podem ser enviadas com informações do sistema diretamente por WhatsApp. Assim, o contato com o cliente se torna ágil, transparente e produtivo, além de menos suscetível à erros por conta da digitalização desses métodos de comunicação.
-
Lucratividade
Com o software ERP, os agentes de carga aumentam sua lucratividade, tanto pelo aumento da produtividade que ressaltamos no ponto anterior, mas também porque ele auxilia na redução de multas causadas por esquecimentos e não conformidades, Eelimina a possibilidade de pagamentos divergentes, identifica e realiza cobranças de demurrage e cria aponta processos que devem ser revistos quando uma taxa sofre atualização.
-
Informação
O software ERP de agenciamento de carga é projetado tendo em mente as diversas informações, números e dados relevantes para o responsável do processo precisa ter em mãos. Assim, o software permite encontrar facilmente todos os detalhes do seu cliente, tanto as informações operacionais quanto o tarifário. O ERP também permite fácil acesso aos dados dos processos, tanto para o colaborador quanto para o cliente, informando a previsão chegada de um frete, gerando faturas, realizando upload de documentos e etc.
Portanto, com essas vantagens em mãos as empresas de agenciamento de cargas tem uma maior garantia para atender os seus clientes da melhor maneira possível. E não apenas isso, mas também ajuda a organizar bem sua empresa e gerenciá-la com mais eficiência. Por isso, podemos dizer que o ERP é fundamental para todo agente de carga.
Com experiência de mais de 20 anos, somos mentores do Meta Hórus, o ERP referência para a atividade de agenciamento de cargas. Sua tecnologia de computação em nuvem e o conjunto de serviços agregados a esta solução são características que o tornam diferenciado no mercado. Quer saber mais? Entre em contato conosco!