A revolução tecnológica no universo do comércio exterior se traduz numa série de produtos para suprir a necessidade de agentes de carga, importadores/exportadores, operadores logísticos, despachantes e transportadores. De modo geral, o que se busca é resolver problemas pontuais dentro desta cadeia intrincada e, nesse contexto, há uma quantidade expressiva de bons softwares no mercado, cada um com sua aplicação específica.
Automatizar é palavra de ordem, haja vista a quantidade de processos que envolve um único projeto nesta corrente do comércio internacional que no Brasil movimentou mais de US$ 400 bilhões em 2019, entre exportações e importações, segundo dados do Ministério da Economia. Nesse mundo que envolve valores tão expressivos, a segurança no tráfego digital de informações é fundamental, assim como a agilidade que, via de regra, é elemento essencial por sua capacidade de representar a linha fina que divide o lucro do prejuízo. Exemplo da aplicação do conceito do e-forwarding que promove eletronicamente o agenciamento de cargas e é uma tendência do mercado em âmbito global, além de se aplicar a todos os modais.
Quando a tecnologia acerta o foco no gerenciamento de um sistema integrado, reunindo o acesso à totalidade das informações e processos de um projeto de Comex estamos diante de uma ampla plataforma de automação. Sonho de consumo dos short & big players do mercado? Claro que sim! Por isso a Meta Virtual Web Softwares teve um big insight que vai transformar a forma como se opera hoje o Comex no Brasil – e no mundo. Quer saber mais? Fale conosco.