O setor de frete e logística internacional sempre foi competitivo e complexo. No entanto, as inovações e disrupções dos últimos anos, fizeram com que a competição entre as empresas tivesse ênfase na evolução das tecnologias e no uso de software e aplicativos voltados para simplificar as operações dos agentes de cargas internacionais.
Mesmo que existam novos fatores que influenciam na competitividade do mercado, priorizar o nível de serviço oferecido sempre foi uma prioridade para os agentes de carga, e isso não mudou. O que mudou é a forma como esse serviço é prestado e as novas exigências dos clientes.
Abaixo, selecionamento 4 formas que a tecnologia pode auxiliar a sua empresa a se manter mais competitiva no mercado de agenciamento de cargas internacionais
1. Melhorando a experiência do cliente
Os clientes querem respostas rápidas quando perguntam sobre cotações e remessas. Quem trabalha em um escritório de agenciamento de cargas internacionais sabe que toda hora surgem e-mails com perguntas como: “qual o valor do frete?” “onde está a minha remessa?”
Por esses e outros motivos, a experiência do cliente de uma empresa de agenciamento de cargas deve incluir melhor visibilidade das remessas, compartilhamento de documentos digitais e métodos de comunicação rápidos, online e de fácil acesso. Os agentes de carga digitais já estão fornecendo uma experiência digital significativamente melhor ao cliente em comparação com o que tem sido oferecido nos últimos anos. Por isso, aprimorar a experiência do cliente é uma tática indispensável para aumentar o valor competitivo da sua empresa.
Recentemente um estudo constatou que 40% dos entrevistados veem a “experiência digital de autoatendimento do cliente” como a maior ameaça competitiva entre as empresas de logística internacional. O mesmo estudo também observou que mais da metade dos entrevistados rotulou a experiência digital do cliente como a principal prioridade de sua empresa para investimentos em tecnologia.
Uma plataforma digital, como a Cargo Connect Manager (CCM), auxilia agentes de cargas a tornarem a experiência do cliente mais dinâmica e diferenciada, fidelizando clientes, potencializando vendas e até aumentando a eficiência dos colaboradores. Investir em estratégia de experiência digital do cliente é fundamental para manter uma operação competitiva no agenciamento de cargas hoje em dia.
2. Reduzindo os tempos de resposta de cotações
Ninguém gosta de esperar por respostas, mas seus clientes estão cada vez menos pacientes quando se trata de esperar pela cotação, visto que há startups e agentes de cargas digitais no mercado oferecendo respostas quase instantâneas. No Brasil já há muitas startups que estão criando plataformas de cotações de fretes internacionais que fornecem cotações quase que instantaneamente.
Do outro lado, agentes de cargas que ainda enviam cotações manualmente levam em média 57 horas por cotação (desde a consulta do cliente até o envio da cotação), segundo pesquisa realizada pela Freightos.
Usar tecnologia para diminuir os tempos de resposta de cotações garantirá que sua empresa seja deixada de lado pelos seus clientes. Além disso, os seus colaboradores poderão aumentar a produtividade por passarem menos tempo dedicados no envio de cotações.
A plataforma CCM conta com um app utilizado por clientes, o qual possibilita que interajam com os agentes de carga diretamente dos seus smartphones. Importadores e exportadores podem solicitar e aprovar cotações de frete, receber notificações em tempo real sobre os eventos dos seus embarques (tracking), comunicar-se instantaneamente com os Agentes de Carga
3. Ganhando eficiência com a automação
A automação proporcionada por ferramentas de tecnologia para agentes de cargas internacionais é vista como um fator positivo por empresas que procuram o parceiro certo para gerenciar seus processos logísticos . De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Logixboard, 46% dos entrevistados pararam de trabalhar com um agente de carga porque uma empresa concorrente oferecia uma tecnologia melhor para as operações. Uma porcentagem ainda maior de entrevistados dessa pesquisa, cerca de 83%, confessou estar disposta a pagar mais por parceiros de agenciamento de carga mais tecnológicos.
Como destacamos até aqui, a tecnologia e a automação podem elevar a experiência do seu cliente enquanto melhoram suas operações internas. Com as ferramentas certas, seus clientes recebem respostas mais rápidas e as suas equipes de colaboradores terão mais tempo para tarefas de maior valor, além da diminuição dos erros manuais e um maior nível de produtividade geral para sua empresa.
O ERP Meta Hórus é um sistema 100% web projetado para atender todas as necessidades de um agente de carga internacional. Com centenas de automações e ferramentas para aumentar a produtividade, em pouco tempo o Meta Hórus garante o retorno financeiro e concede a agilidade que sua empresa precisa.
4. Use a tecnologia ao seu favor na hora do marketing
Quando o mercado está de vento em popa, fica parecendo até que há mais clientes do que você pode administrar, mas quando as coisas desaceleram, você provavelmente precisa trabalhar mais para conquistar sua participação no mercado.
Concentrar-se na expansão de sua base de clientes e vender mais para os clientes existentes é uma boa maneira de garantir o crescimento contínuo. Lembre-se que você sabe o que o seu cliente quer: é só analisar os dados para saber o que seus clientes mais precisam, com o que eles se importam e por que eles escolhem você ao invés da concorrência.
E como a tecnologia pode ajudá-lo no marketing da sua empresa? Bem, ao investir em tecnologia inovadora sua empresa ganha vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não oferecem o mesmo padrão tecnológico de serviço. Ter um aplicativo próprio, por exemplo, é uma novidade que pode atiçar a curiosidade de novos clientes.
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