A década de 2020 mal começou e até agora tem sido desafiadora e histórica para a logística internacional – e embora muitos fatores apontem para um 2023 um pouco mais normalizado, sabemos que a logística internacional sempre foi um setor com muitos desafios.
É claro que muitas das tendências para a logística internacional em 2023 são resultado de eventos e tendências de 2022. Durante grande parte deste ano, as cadeias de suprimentos trabalharam para encontrar equilíbrio após dois anos de caos causado pela pandemia de Covid-19.
Alguns problemas parecem estar resolvidos, mas outros ainda permanecem e outros podem surgir ao longo de 2023. Se uma lição foi deixada nos últimos dois anos é que a preparação é fundamental para lidar com os desafios trazidos pelas tendências da logística internacional.
Com 2022 já chegando ao fim, se você é gestor de uma empresa de agenciamento de cargas internacionais é bom verificar as tendências que iremos listar abaixo. Afinal, é melhor se preparar enquanto ainda dá tempo!
Que tendências são esperadas para a logística internacional em 2023?
Inúmeros fatores influenciarão as tendências da logística internacional em 2023, como a tecnologia, a economia e até eventos mundiais
1. As empresas passarão do modo reativo para o proativo – e do modo de sobrevivência para o modo de crescimento.
A maioria das empresas passaram os últimos dois anos tentando sobreviver a uma crise após a outra na logística internacional. As decisões eram tomadas por necessidade, com base no que estava disponível ou acessível. À medida que algumas crises se resolvem e retornamos ao normal, as empresas podem mudar sua abordagem de reativa para proativa.
Com tempo para respirar, os gestores poderão fazer perguntas sobre o que está funcionando e o que não está. As empresas tiveram que aprender a se adaptar rapidamente durante a pandemia tiveram uma grande vantagem nos negócios, mas agora que a indústria está se reequilibrando, tente não tomar decisões precipitadas sem necessidade e lembre-se de metas e tendências de longo prazo ao tomar decisões.
2. A digitalização continuará a ser essencial.
Novos concorrentes no mercado, maiores expectativas dos clientes e a necessidade de mais eficiência na logística internacional e a própria pandemia da COVID-19 impulsionaram muitas empresas a se transformarem digitalmente nos últimos anos.
Para aumentar a visibilidade e a eficiência de ponta a ponta, os processos logísticos precisaram se tornar digitais.
À medida que as pessoas se inclinam cada vez mais para a experiência digital, a digitalização dentro da logística internacional torna-se crucial para as empresas se manterem competitivas.
3. Necessidade de profissionais qualificados.
Há alguns anos, o conjunto de habilidades exigidas para trabalhar no setor de logística internacional está focado nas mais recentes tecnologias. Por isso, alguns dos perfis mais procurados passaram a ser os de especialistas em áreas como automação de processos, Big Data e IA.
Os perfis mais valorizados serão aqueles que poderão desenvolver ambientes inteligentes com o uso de tecnologias e agregar valor diferencial às empresas de agenciamento de cargas internacionais.
Os gerentes de agentes de cargas devem fazer tudo ao seu alcance para motivar seus funcionários e mantê-los atualizados. Otimizar tempo e recursos será fundamental, considerando oportunidades de ferramentas como softwares ERP e aplicativos que permitam aos profissionais a se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
4. Foco na segurança cibernética.
Assim como outras indústrias, a segurança cibernética é uma preocupação crescente na logística internacional. Os ataques cibernéticos em empresas de logística internacional variam desde manter dados como reféns para obter ganhos financeiros até roubar informações confidenciais de clientes.
Se a segurança cibernética ainda não está entre os tópicos estratégicos da sua empresa , é preciso avaliar os riscos que sua empresa pode estar correndo e se preparar e se proteger de possíveis ataques.
5. Atenção redobrada para a geopolítica e os eventos mundiais.
É claro que a geopolítica tem impactado a logística internacional há séculos. Mas nos últimos meses, a política internacional e os eventos mundiais foram um tanto quanto desafiadores para as empresa
As crescentes tensões dos Estados Unidos com a China e o conflito Ucrânia-Rússia em curso estão tornando os negócios internacionais cada vez mais difíceis. Mesmo que muitos países estejam tomando medidas para a recuperação econômica pós-COVID, os recentes eventos se tornaram um grande empecilho para o funcionamento da cadeia de suprimentos.
Assim, a geopolítica e os eventos mundiais como um todo exigirão mais estratégia e planejamento em 2023.
6. Mudanças climáticas.
A questão climática costuma ser esquecida, mas é igualmente importante para se preparar estrategicamente. Alguns eventos climáticos sempre foram um desafio para a logística internacional, porém, cerca de 71% dos eventos climáticos extremos se tornaram mais prováveis devido às mudanças climáticas.
Consequentemente, as empresas podem esperar mais desafios relacionados ao clima em 2023.Grandes tempestades ou eventos como terremotos também podem afetar muitas partes da cadeia de suprimentos. Fábricas, armazéns e centros de distribuição, especialmente em áreas costeiras, podem sofrer interrupções crescentes relacionadas ao clima.
As empresas não podem controlar o clima, mas podem prevenir muitas dores de cabeça não abrindo mão dos seguros de cargas.
Resumindo: é melhor prevenir do que remediar
Há muitas outras tendências e eventos que podem impactar a logística internacional, mas essas que listamos acima estão chegando com força e será vital para a sobrevivência das empresas levá-las em consideração.
A boa notícia é que os agentes de carga podem se posicionar de forma competitiva se derem os passos certos diante desses desenvolvimentos e tiverem sucesso nos desafios futuros.
Conte com a Meta Virtual para dar um passo para o futuro em 2023! Entre em contato conosco pelo formulário abaixo e descubra como estamos auxiliando agentes de carga a serem mais competitivos e proativos.