As tendências de consumo mudaram consideravelmente nos últimos anos. Se até 10 anos atrás estávamos mais acostumados a fazer compras em lojas físicas, hoje fazemos compra on-line de absolutamente tudo, desde roupas, comidas e até medicamentos que são enviados para a nossa residência com apenas alguns toques no telefone.
Pode não parecer, mas em poucos anos o e-commerce revolucionou a forma como fazemos logística como um todo. Com empresas e consumidores on-line solicitando entregas rápidas e constantes atualizações, os modelos operacionais tiveram que evoluir para alcançar as novas expectativas dos clientes.
No post de hoje, discutiremos o impacto do e-commerce no setor de agenciamento de cargas, abordando algumas das principais tendências do e-commerce que influenciaram as expectativas e demandas dos clientes.
As novas demandas do cliente que influenciam o setor de agenciamento de cargas
As expectativas e demandas dos clientes são um dos maiores fatores que impulsionam mudanças no setor de agenciamento de cargas internacionais. Hoje os clientes querem os fretes mais rápido e que os follow-up que eram enviados apenas por e-mail sejam também em notificações automáticas em seus celulares. Embora isso possa parecer um mero detalhe, é o tipo de experiência que os clientes buscam hoje e pode ser o diferencial para escolher fazer negócios com a sua empresa ou com uma empresa competidora.
Será difícil para os agentes de carga se manterem competitivos caso se recusem a investir em novas tecnologias. Otimizar e automatizar as atividades e reduzir o retrabalho nos processos de logística não apenas pode melhorar o relacionamento com o cliente como também significa menos tempo, dinheiro e recursos investidos nas mesmas atividades que raramente produzem resultados diretos.
Afinal, responder e-mails ou ligações toda hora de clientes perguntando “onde está minha carga” em grande escala, reduzem a carga mental e a capacidade comercial da sua equipe para lidar e gerenciar mais clientes. Para uma maior produtividade é fundamental reduzir as comunicações desnecessárias e atender o cliente diretamente com automação e tecnologia.
Ligado a isso, outro fator que contribui para o impacto do e-commerce no agenciamento de cargas é a visibilidade. O e-commerce oferece um serviço feito com transparência e visibilidade, possibilitando aos clientes os recursos para saber o que está acontecendo em poucos clicks no site ou aplicativo.
Sem precisar enviar e-mails ou fazer ligações, os clientes possuem acesso em tempo real ao status do pedido, data prevista de chegada, possíveis atrasos e demais informações. Esses fatores trouxeram mudanças nas expectativas de experiência do cliente, e a visibilidade é mais um desafio que os agentes de cargas internacionais precisam enfrentar para se manter competitivos. O truque é garantir que cada etapa seja bem documentada e compartilhada com os clientes para fornecer uma visão ampla dos embarques e que ofereça uma experiência única de serviço.
Como transformar os desafios que o e-commerce trouxe ao setor de agenciamento de cargas em oportunidades?
Para administrar uma empresa de agenciamento de cargas internacionais com conectividade, visibilidade e eficiência para prosperar e sobreviver em um setor extremamente competitivo, é preciso contar com as ferramentas certas.
Ter um software ERP é essencial, mas também é importante pensar se a solução que você possui hoje também permite que seus clientes peçam cotações e gerenciem embarques diretamente pelo smartphone assim como muitas empresas do e-commerce já fazem há um tempo.
Aqui na Meta Virtual desenvolvemos aplicativos exclusivos para nossos clientes que desejam integrar o ERP Meta Hórus com a nossa plataforma de app. Importadores e exportadores podem solicitar e aprovar cotações de frete, receber notificações em tempo real sobre os eventos dos seus embarques, comunicar-se via chat, receber faturas, recibos e beneficiar-se de muitas outras funcionalidades oferecidas.
Nossa missão é fazer com que você, agente de cargas internacionais, entregue aos clientes uma experiência personalizada de atendimento, colocando-os no controle do consumo do serviço.
Fidelize o seu cliente com uma nova experiência de interação. Ofereça mais comodidade e agilidade. Ele terá tudo organizado na palma da mão. Elimine procedimentos burocráticos e aumente a velocidade de interação com seus clientes. É a informação enviada e recebida em tempo real dando agilidade ao seu negócio.
Ligue para nós no (47) 3268-17800 ou preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração ainda hoje!